Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-teclado BT dobrável; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.
China recorre à sua gigantesca máquina de propaganda para "limpar" impacto do coronavirus
A propaganda é uma ferramenta que existe "desde sempre", mas nas últimas décadas tem sido aprimorada pela China na sua versão digital. Para além da grande muralha de censura que a China impõe à sua internet, para o exterior recorre a exércitos de milhares de contas nas redes sociais que ajudam a propagar a imagem que desejam passar - e a actual pandemia do coronavirus tem servido para o demonstrar.
Há milhares de pessoas que têm visto as suas contas do Twitter serem hackadas e usadas para lançar mensagens de pura propaganda de como a China tem sido uma heroína na contenção do coronavirus; e de mensagens de agradecimento do ocidente a louvar a sua actuação; entre muitas outras.
Este tipo de actuação serve apenas para dar credibilidade aos que acusam a China de não estar a revelar a verdadeira extensão da pandemia no seu território, e que por lá o cenário poderá ser muito pior do que é indicado publicamente. E quando se considera como o coronavirus está a ser usado para legitimar o acesso à localização de todos os cidadãos... dá que pensar.
Huawei P40 ainda usa componentes de empresas norte-americanas
Apesar da proibição de fornecimento de tecnologia de empresas dos EUA à Huawei, o mais recente P40 continua a usar alguns componentes críticos de empresas norte-americanas. Os componentes em questão dizem respeito à secção de RF, sendo fornecidos por empresas como a Qualcomm, Skyworks e Qorvo - embora se assista a uma redução do número de componentes do ocidente face aos modelos anteriores.
É possível que estas empresas tenham conseguido um regime de excepção, já que os prolongamentos que têm sido feitos para continuarem negócios com a Huawei visam apenas permitir que continuem a ser fornecidos componentes para equipamentos que já estavam em produção e não para o desenvolvimento de novos, como seria o caso destes P40 mais recentes. Seguramente será algo que será esclarecido em breve, mas que por agora mostra que não foi assim tão simples a intenção de "cortar" com os fornecedores dos EUA.
Samsung vai deixar de produzir LCDs este ano
A Samsung anunciou que irá terminar a produção de LCDs nas suas fábricas na Coreia do Sul e na China até ao final deste ano (2020), devido à queda do preço e da procura destes ecrãs. Em vez disso vai apostar nos seus ecrãs Quantum Dot - usados nos seus televisores QLED - embora não especifique se isso significa que continuará a utilizar LCDs, como agora, ou se já marcará a transição para ecrãs OLED ou micro-LED
De notar que também a LG já tinha anunciado que iria deixar de produzir LCDs este ano, mas no seu caso tem os seus ecrãs OLED (para smartphones e para televisores) para dar seguimento ao negócio; enquanto que no caso da Samsung, a produção de ecrãs OLED tem estado limitada aos ecrãs de pequenas dimensões para smartphones e tablets.
FCC exige autenticação do Caller ID nas chamadas e SMS até Junho de 2021
Enquanto por cá os nossos operadores vão dizendo que nada podem fazer para evitar SMS falsificados que podem tentar gerar o pânico fazendo-se passar por alertas da protecção civil, ou servem para enganar pessoas fazendo-se passar por mensagens enviadas por entidades conhecidas (prémios do Continente, Fnac, etc.), nos EUA a FCC deu um ano para que todos os operadores de telecomunicações implementem a autenticação STIR/SHAKEN da identificação do Caller ID.
Este sistema impedirá que qualquer pessoa possa enviar uma mensagem utilizando o identificador que bem entender, assegurando a legitimidade de quem envia as mensagens ou quem faz as chamadas. Embora possa não resolver o problema das chamadas automáticas publicitárias que nos EUA atinge uma dimensão preocupante, pelo menos dificulta o processo de tentarem esconder a sua identidade.
Curtas do dia
- Spotify consegue acordo com Warner Music
- Google deixa de vender Pixel 3 e Pixel 3 XL
- Huawei revela algumas novidades do EMUI 10.1
- Coronavirus tem feito baixar o download de podcasts
- Como o Skype "perdeu o comboio" das videoconferências para os rivais
- Atletas profissionais voltam-se para o streaming de jogos devido ao coronavirus
Resumo da madrugada
- Zoom acusado de ser malware
- Huawei P40 Pro no topo do DxOMark
- Lenovo S5 Pro Global 6GB+64GB a €118
- iPhone 9 já tem capas de protecção nas lojas
- Classic Reload preserva jogos clássicos no browser
- LineageOS prestes a lançar versão com Android 10
- Niantic compra estúdio 6D.ai de realidade aumentada
- Dados de todos os cidadãos da Georgia expostos online
- Mentiras de 1 de Abril canceladas por causa do coronavirus
- Apple compra Dark Sky e deixa "céu encoberto" para todos os utilizadores não-Apple





Boas notícias tb da Cloudfare, que eles dizem não serem notícias de 1 de Abril.
ResponderEliminarhttps://blog.cloudflare.com/introducing-1-1-1-1-for-families/
E há mais no Blog deles.
"Samsung vai deixar de produzir LCDs este ano" simplesmente vão usar ecrãs produzidos por outras empresas (BOE, Innolux, CSOT, AUO, etc).
ResponderEliminar