2020/03/31

Dados de todos os cidadãos da Georgia expostos online


Naquele que poderá ser o primeiro caso (conhecido) de dados privados de todos os cidadãos de um país ficarem expostos na net, dados pessoais de quase 5 milhões de georgianos foram revelados, e ainda não se sabe qual será a sua origem.

A base de dados contém dados como nomes completos, moradas, datas de nascimento, número de cidadão, e número de telemóvel, de quase 5 milhões de georgianos. Um número que supera o número de cidadãos recenseados (3.7 milhões) e que inclui dados sobre mais de 1 milhão de pessoas já falecidas. Temos por isso, todos os cidadãos da Geórgia expostos na net, não só os vivos como também muitos que já morreram!


Uma vez que será impossível desfazer o que já foi feito, as atenções voltam-se agora para a possível origem destes dados. A primeira suspeita era a de que seriam dados oriundos da Comissão Eleitoral, mas esta entidade já veio negar essa possibilidade, dizendo que a BD contém dados que eles não recolhem.

O assunto está a ser investigado pelas autoridades, mas a verdadeira questão é que, mesmo que venham a apanhar os culpados, já nada conseguirá reverter os danos que esta informação irá potenciar. Só a nível de utilização para roubo de identidade ou abertura de contas fraudulentas... é melhor nem pensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)