Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD 2.
Rússia prestes a ficar "sem espaço" em disco
Cada vez mais isolada do resto do mundo, a Rússia vê-se numa situação caricata de poder estar prestes a ficar sem espaço de armazenamento para as suas necessidades digitais.Normalmente é coisa em que nem se pensa, já que as clouds vão crescendo continuamente. Mas com o país a ficar bloqueado por sanções, até algo tão simples quanto a aquisição de discos ou SSDs se torna problemático. Algumas das soluções apontadas passam por confiscar as máquinas das empresas que têm abandonado a Rússia, mas isso poderia ter consequências ainda mais desastrosas a longo prazo. Sem acesso a CPUs, memórias, e discos, a Rússia ficará tecnologicamente bloqueada e ultrapassada numa questão de meses.
Qualcomm também suspende vendas na Rússia
Se o cenário global de falta de chips já era uma dor de cabeça para empresas de todo o mundo, na Rússia a situação fica ainda mais complicada com o crescente número de empresas que cortam relações por causa das sanções aplicadas, e uma delas é a Qualcomm.A Qualcomm diz que deixou de vender qualquer produto a empresas russas, para cumprir com as sanções norte-americanas em vigor - embora tenha também indicado que a Ucrânia e Rússia representam menos de 1% da sua facturação global (para não preocupar demasiado os seus accionistas).
Amazon conclui compra da MGM
A Amazon completou o processo de compra da MGM por 8.5 mil milhões de dólares. Apesar do anúncio da compra ter sido feito há quase um ano, só agora recebeu a aprovação das entidades reguladoras na Europa.Com isto a Amazon conquista para o seu serviço de streaming Prime Video um lote valioso com milhares de filmes (incluindo incontáveis clássicos - e os filmes do 007 que têm estado ausentes das plataformas de streaming) e muitos mais milhares de episódios de séries de TV como Fargo, The Handmaid's Tale e Vikings.
Google lança Android 13 Developer Preview 2
A Google continua o desenvolvimento do próximo Android 13 a bom ritmo, agora disponibilizando o Developer Preview 2 que chega com algumas alterações bem visíveis. Uma delas é o novo popup que as apps terão que superar para poderem apresentar notificações.Ao estilo do que acontece no iOS, também as apps para Android 13 terão pedidos de permissão mais visíveis, e este pedido será um precioso auxiliar para evitar a overdose de notificações feitas pelas apps. Além deste popup também temos o Bluetooth LE Audio que promete maior qualidade no áudio Bluetooth e menores consumos, suporte para MIDI 2.0 com comunicação bidireccional, suporte para tipos de letra vectoriais, e muitas outras alterações que poderão ir sendo testadas pelos developers e utilizadores mais aventureiros.
Curtas do dia
- Google I/O 2022 em edição online a 11 e 12 Maio
- OVHcloud francesa queixa-se da cloud da Microsoft
- iPhone representam 37% de todos os smartphones 5G vendidos
- Russos recorrem ao Clubhouse para discutirem a guerra na Ucrânia escapando à censura
Resumo da madrugada
- Xiaomi Pad 5 a €328
- Samsung revela Galaxy A33 A53 e A73
- AI controla robots melhor que humanos
- Honor Magic4 Ultimate aposta na câmara
- Bloco de tomadas vertical com USB a €26.99
- Netflix quer cobrar pela partilha de passwords
- Kali Linux ganha snapshots automáticos em btrfs
- Realme GT Neo3 com certificação TÜV Rheinland
- Cloudflare disponibiliza Web Application Firewall gratuita
- Start11 da Stardock dá total controlo sobre a taskbar do Windows 11
Curiosidade do dia: O primeiro disco rígido com capacidade 1 GB foi o IBM 3380 lançado em 1980. Tinha um tamanho equivalente ao de uma máquina de lavar roupa.




Sem comentários:
Enviar um comentário