2022/03/17

Notícias do dia

Netflix quer cobrar pela partilha de passwords; Start11 da Stardock dá total controlo sobre a taskbar do Windows 11; AI controla robots melhor que humanos; nas promoções temos o Xiaomi Pad 5 a €328; e o Kali Linux ganha snapshots automáticos em btrfs.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD 2.

Rússia prestes a ficar "sem espaço" em disco

Cada vez mais isolada do resto do mundo, a Rússia vê-se numa situação caricata de poder estar prestes a ficar sem espaço de armazenamento para as suas necessidades digitais.

Normalmente é coisa em que nem se pensa, já que as clouds vão crescendo continuamente. Mas com o país a ficar bloqueado por sanções, até algo tão simples quanto a aquisição de discos ou SSDs se torna problemático. Algumas das soluções apontadas passam por confiscar as máquinas das empresas que têm abandonado a Rússia, mas isso poderia ter consequências ainda mais desastrosas a longo prazo. Sem acesso a CPUs, memórias, e discos, a Rússia ficará tecnologicamente bloqueada e ultrapassada numa questão de meses.


Qualcomm também suspende vendas na Rússia

Se o cenário global de falta de chips já era uma dor de cabeça para empresas de todo o mundo, na Rússia a situação fica ainda mais complicada com o crescente número de empresas que cortam relações por causa das sanções aplicadas, e uma delas é a Qualcomm.

A Qualcomm diz que deixou de vender qualquer produto a empresas russas, para cumprir com as sanções norte-americanas em vigor - embora tenha também indicado que a Ucrânia e Rússia representam menos de 1% da sua facturação global (para não preocupar demasiado os seus accionistas).


Amazon conclui compra da MGM

A Amazon completou o processo de compra da MGM por 8.5 mil milhões de dólares. Apesar do anúncio da compra ter sido feito há quase um ano, só agora recebeu a aprovação das entidades reguladoras na Europa.

Com isto a Amazon conquista para o seu serviço de streaming Prime Video um lote valioso com milhares de filmes (incluindo incontáveis clássicos - e os filmes do 007 que têm estado ausentes das plataformas de streaming) e muitos mais milhares de episódios de séries de TV como Fargo, The Handmaid's Tale e Vikings.


Google lança Android 13 Developer Preview 2

A Google continua o desenvolvimento do próximo Android 13 a bom ritmo, agora disponibilizando o Developer Preview 2 que chega com algumas alterações bem visíveis. Uma delas é o novo popup que as apps terão que superar para poderem apresentar notificações.

Ao estilo do que acontece no iOS, também as apps para Android 13 terão pedidos de permissão mais visíveis, e este pedido será um precioso auxiliar para evitar a overdose de notificações feitas pelas apps. Além deste popup também temos o Bluetooth LE Audio que promete maior qualidade no áudio Bluetooth e menores consumos, suporte para MIDI 2.0 com comunicação bidireccional, suporte para tipos de letra vectoriais, e muitas outras alterações que poderão ir sendo testadas pelos developers e utilizadores mais aventureiros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro disco rígido com capacidade 1 GB foi o IBM 3380 lançado em 1980. Tinha um tamanho equivalente ao de uma máquina de lavar roupa.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)