2022/03/17

AI controla robots melhor que humanos

Uma equipa do do MIT mostra como uma A.I. ajudou um robot mini-cheetah a bater o seu recorde de velocidade.

A maioria das pessoas nem sequer pensa na forma como caminha ou se move; mas tentar replicar essas coisas "fáceis" num robot revela-se bastante mais complicado do que se possa imaginar. E essa complexidade aumenta exponencialmente quando se consideram variáveis como terrenos instáveis, ou potenciais danos que limitem os movimentos possíveis. Coisas que levaram estes investigadores do MIT a atirar o problema para uma AI, para que tentasse encontrar a melhor solução.

E de facto, a AI conseguiu encontrar uma forma de controlar o robot que superou os algoritmos humanos, permitindo que o seu pequeno robot não só conseguisse correr mais rápido que nunca, como também lidar com as tais questões problemáticas de diferentes tipos de solo e até deslocar-se no caso de ter uma pata danificada.

E tal como é feito nos sistemas de condução autónoma, toda esta aprendizagem foi feita inicialmente num ambiente virtual simulado, em que a A.I. pode ir fazendo milhares ou milhões de experiências a alta-velocidade. Neste caso, a equipa conseguiu condensar 100 dias de aprendizagem em apenas 3 horas, com os resultados que se podem ver no vídeo que se segue.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]