2022/03/17

Google Play Store prepara-se para os tablets

Com a aposta no Android 12 L, a Google vai também fazer ajustes na Play Store para melhor servir os utilizadores com tablets.

Depois de anos a ignorar os tablets, a Google parece ter ganho um súbito interesse por este formato - talvez em parte sido forçada a isso devido à crescente popularidade dos smartphones dobráveis, cujo formato smartphone se pode transformar num tablet e com isso demonstrar o quanto as apps e sistema Android não está muito ajustado a esse formato. O resultado mais visível deste novo esforço é a aposta no Android 12 L, concebido para os tablets e que adopta uma barra de apps na parte inferior, mas há alterações que estão a ser feitas noutras parte do ecossistema, como a Play Store.

A Google revela algumas alterações que estão a ser preparadas para a Play Store para a tornar mais adequada para tablets.

Os utilizadores poderão receber avisos de que certas apps poderão não estar preparadas para tirar o melhor partido de ecrãs grandes, para atenuar a grande frustração das apps que continuam a tratar os tablets como smartphones grandes. Os comentários e avaliações das apps também serão segmentados em função do tipo de equipamento, melhor representando uma app que seja boa em smartphones mas não num tablet - ou vice-versa - sem que as más pontuações num dos dispositivos penalizem a app nos restantes.

Dito isto, a Google parece ainda não ter muito bem definido o percurso que deseja seguir para os tablets e ecrãs maiores, talvez em parte por haver sobreposição destes segmentos com o Chrome OS (que para baralhar ainda mais as coisas, também poderá correr apps Android). Esperemos que esse rumo rapidamente fique bem esclarecido, para que os tablets Android possam recuperar o tempo perdido face ao iPad da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)