Mas para além disto, as notícias do dia que nunca param de chegar:
Samsung supera Nokia no seu próprio país
Mais uma notícia que não irá agradar aos accionistas da Nokia que tanto têm criticado a liderança da empresa: a Samsung acaba de ultrapassar a Nokia no seu próprio país (Finalândia), com 36.1% das vendas no primeiro trimestre do ano, contra 33.6% da Nokia.
Para se ter uma melhor noção da evolução que a Nokia tem tido, em 2010 era responsável por 65% das vendas.
Vamos ver a aposta nos novos Asha e o potencial aumento de vendas dos Windows Phone (que se não for agora... quando será?) consegue inverter esta tendência, pois não me parece que esta situação actual se possa sustentar por muito mais tempo.
Vulnerabilidade no Ruby on Rails continua a ser explorada
Mais uma vez se demonstra que o facto de uma vulnerabilidade crítica ser conhecida (e estar corrigida) nem sempre se reflecte na segurança real de muitos servidores (e utilizadores). Uma falha do Ruby on Rails continua a ser explorada activamente e a colocar servidores sob o controlo dos atacantes.
Sendo a segurança dos dados dos utilizadores algo cada vez mais importante - e que é testada diariamente por ataques - não só nos temos que preocupar com a segurança implícita dos sites; mas também com a capacidade dos seus administradores, em manter as suas máquinas actualizadas e seguras.
Mesmo se por vezes se possa ficar com vontade de seguir a velha máxima do "se está a funcionar bem não se mexe"; no caso da segurança online - particularmente quando poderão estar em risco dados de milhares/milhões de utilizadores - não se pode funcionar dessa forma.
Galaxy S4 Mini com Snapdragon 400
Já sabíamos que a Samsung ia "cortar" no seu Galaxy S4 mini, mas afinal parece que os cortes não são assim tão maus como o esperado. Embora não tenha o Exyno Octa-Core, o S4 mini vai utilizar um Snapdragon 400 dual-core que também se comporta bastante bem e será suficiente para o tornar atractivo. Para além disso, terá 1.5GB de RAM, uma câmara principal de 8MP e uma câmara frontal Full HD.
Pior será a escolha do ecrã, que se fica pelos 540x960... quando se esperaria no mínimo um ecrã HD 720p (1280x720 ou 1280x800).
HTC One com CM10.1
É esperada para breve o anúncio oficial de que também a HTC terá um One equipado com um Android "de origem". No entanto, para os aventureiros que não quiserem esperar por isso, parece não ser muito complicado instalarem uma ROM Android (CM10.1) num HTC One Developer Edition.
Curtas do Dia
- Spotify mais social com recomendações dos amigos - começo a pensar que já não há amigos que cheguem para tanta "rede social"!
- Google prepara Chrome com integração Google Wallet para facilitar pagamentos
- App.io permite correr apps iOS no browser em HTML5 - brevemente também fará o mesmo com Apps Android.
- BeeTheFirst será a primeira impressora 3D feita em Portugal - chegará em Setembro, da mesma empresa que já criou o controlador para impressão3D R2C2
- Maior parte do lucro da Sony vem... da venda de seguros! - depois os filmes... e no extremo oposto, a electrónica com grandes prejuízos
- Americanos passam 1h por dia nos smartphones - e vocês, já contabilizaram o tempo que o usam diariamente?
Resumo da Madrugada
- miau.pt encerra operações
- Camera 2 mostra efeitos em tempo real no Android - não é a única app, mas serve de exemplo a muitas outras
- Vizio baixa preço do seu LCD de 80"
- Chrome ganha novos jogos multiplayer/multiplataforma
- MatAerial é um robot que imprime a 3D no ar
- Canon 50D ganha vídeo RAW
- Como desactivar atalhos do teclado do AdBlock Plus no Firefox
- Ecrã do Galaxy S4 mais poupado que OLEDs anteriores
- GeoGuessr põe à prova os teus dotes de localização
As percentagens referem-se a telemóveis (foram vendidos 587.000 no primeiro trimestre, dos quais 73% eram smartphones).
ResponderEliminarEntão a coisa ficou assim no 1º trimestre de 2013:
- Samsung 36% (telemóveis e smartphones)
- Nokia 33% (idem)
- Apple 14% (só smartphones)
- Outros 16%
O trambolhão maior da Nokia de 2010 até agora, na Finlândia, não foi nos smartphones, embora a Samsung aí já a tenha passado em Setembro. Foi nos "não smartphones": vendeu 237.500 no 1º trimestre de 2010 e apenas 98.000 no 1º trimestre de 2013.
Em rigor, a Nokia só é finlandesa de nome. No fabrico é tão chinesa como os outros.