2013/05/28

iPad sincronizado com Livro (Feito em Portugal)


No mundo do digital por vezes corre-se o risco de esquecer que há muitas coisas "físicas" que convém continuar a usar, especialmente nas fases de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O bridging book é um projecto nacional que nos chega do engageLab na Universidade do Minho, e que propõe interligar o físico com o digital, usando livros que ficam sincronizados com uma app no iPad e permitem criar verdadeiras experiências multimédia.

O funcionamento parece "mágico" uma vez que os livros não têm nenhum circuito electrónico, mas o truque é bastante simples. As folhas dos livros contêm pequenas tiras magnéticas cuja movimentação pode ser detectada usando o sensor magnético no iPad (ou previsivelmente qualquer outro tablet/smartphone equipado com bússola digital).

Depois, é apenas questão de se criarem as apps que reajam da forma pretendida à passagem das páginas, sendo que os resultados podem ser bastante inspiradores. Esperemos que este projecto possa vir a tornar-se em algo comercializável, e que em breve se comecem a ver nas lojas destes livros "interactivos" com apps a acompanhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)