2023/09/22

Notícias do dia

Windows 11 ganha Passkeys na actualização de Setembro; como limitar o nível de carga da bateria nos iPhone 15; Echo Show 8 Photos Editon mostra fotos mas exige subscrição; fundador da Postmates lança TipTop Cash para venda de material usado de forma fácil com levantamento em casa; e Android 14 deixa usar smartphones como câmaras externas - e muito mais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Amazon Prime Video vai mostrar publicidade - a não ser que se pague mais

A Amazon vai esmifrar um pouco mais os clientes do seu serviço de streaming Prime Video, começando a apresentar publicidade aos actuais clientes. Quem não quiser publicidade terá que pagar mais $2.99 por mês nos EUA, com a empresa a não ter ainda revelado em quanto é que isso se traduzirá nos demais países - onde isso começará a acontecer ao longo do próximo ano (2024).

A medida segue outros serviços de streaming, que também têm optado por lançar modalidades mais económicas com apresentação de publicidade, e aumentando as mensalidades das modalidades sem publicidade. No entanto, o caso da Amazon é ligeiramente diferente, uma vez que disponibiliza um serviço Prime que engloba diferentes serviços e benefícios na sua plataforma. De qualquer forma, é algo que seguramente irá penalizar a relação da empresa com os clientes; que a par de outros aumentos e subscrições abusivas noutros serviços, como as câmaras Ring, ou até o absurdo caso de se ter que pagar mensalidade para ver as fotos num Echo Show, se arrisca a fazer com que a qualquer momento se atinja a "gota de água" que leve os actuais clientes a dizerem adeus definitivo.


Gmail para Android ganha "Select all" para 50 emails

Seleccionar "todos" os emails no Gmail para Android passa a ser mais fácil. A app acrescentou um botão "select all" que, não seleccionando todos os emails (o facto de usar um sistema de scroll infinito complicaria saber o que se está a seleccionar), faz a selecção de 50 emails, equivalente à selecção de uma página completa do Gmail na web.

É certo que na web podemos efectivamente seleccionar todos os emails usando uma opção adicional, se assim o desejarmos - algo que ainda não é possível na app Android - mas mesmo sem isso, já ajudará a poupar dezenas de toques em quem tem frequentemente que seleccionar emails manualmente para os eliminar ou arquivar a partir do seu smartphone.


Unity recua nos novos pagamentos

O Unity cedeu às reclamções dos developers e estúdios relativas ao novo método de licenciamento que iria cobrar comissões por cada instalação, e propõe agora um novo sistema que parece ser mais moderado e que poderá apaziguar a sua comunidade.

Neste novo sistema, que só entrará em vigor em 2024, os clientes Unity Personal ficarão livres das comissões e o limite para começar a pagar comissão passa para os 200 mil dólares. Também os jogos que façam menos de 1 milhão de dólares em 12 meses ficam isentos de comissões adicionais; com tudo isto a aplicar-se apenas aos jogos que forem feitos com a próxima versão LTS do Unity - não afectando os jogos já no mercado. Resta saber se será suficiente para fazer esquecer todo este desastroso incidente, ou se será uma mera tentativa de suavizar o plano original, começando por esta modalidade mais amena, e daqui por um par de anos retomando as comissões mais excessivas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora já não seja mantido, o DSL (Damn Small Linux) era uma distro que se focava em ser o mais pequena possível, ocupando apenas 50 MB (com ambiente gráfico, browser, etc.) e podendo correr inteiramente em RAM em apenas 128 MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário