2023/09/14

Unity passa a cobrar comissão por instalação

O Unity arrisca-se a passar de um dos motores 3D de jogos mais apreciados para um dos mais odiados, devido à mudança para um sistema de comissões por cada instalação.

O Unity tem sido um motor 3D que conseguiu conquistar uma posição conforável junto dos developers, especialmente junto dos developers indie (independentes), mas agora fez uma mudança que se arrisca a estragar toda a boa reputação que tinha. Apesar do Unity já cobrar por licenças Profissionais, agora vai passar a cobrar comissão por cada jogo que seja instalado, deixando os developers à beira de um ataque de nervos.

Apesar da comissão só começar a ser cobrada após ultrapassar um certo número de instalações ou volume de receitas, o sistema está a ser duramente criticado, tendo em conta que irá obrigar os develoeprs a pagar por coisas como jogos disponibilizados gratuitamente para demonstrações, ou distribuidos em packs tipo Humble Bundle, que facilmente podem atingir milhões de instalações sem que representem uma receita real. Aliás, a medida está até a fazer com que alguns developers apelem aos fãs para não instalarem demos dos seus jogos, pois isso irá sair-lhes directamente do bolso!


Apesar das críticas, o Unity não dá sinais de reconsiderar este novo sistema, mesmo quando alguns developers referem que se sentem atraiçoados, tendo pago pelas licenças Pro e agora vendo as regras serem alteradas, inviabilizando os planos que tinham. Diz ainda que implementará medidas que assguram que os developers não será pagos por instalações "fradulentas" via botnets, reinstalações, demos, ou distribuições em packs de caridade; mas os developers não se sentem muito confiantes quanto às suas capacidades de tudo isso ser efectivamente cumprido.

Embora para muitos sejam inviável estarem a mudar todos os seus projectos para outro motor 3D, o que é certo é que esta medida não irá contribuir para o "bom relacionamento" que o Unity tinha com os developers. E certamente muitos deles irão reconsiderar a sua utilização para projectos futuros. Afinal, se é para pagarem por instalação, então podem equacionar usar outros motores, como o Unreal Engine.

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