Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-teclado BT dobrável; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.
Cloudflare lança VPN Warp beta para Windows e macOS
Depois de se ter estreado nas plataformas mobile, a Cloudflare expande o seu serviço de VPN Warp aos sistemas Windows e macOS. Tal como nestes, o sistema tira partido da maior eficiência do WireGuard e irá estar disponível nas versões Warp (gratuita) e Warp+ (paga), com esta última a oferecer velocidades acrescidas.
O serviço não será uma verdadeira alternativa aos serviços de VPN existentes, que oferecem coisas como a possibilidade de escolher o país de saída que se quer utilizar; mas para quem apenas desejar a componente de ter protecção e privacidade acrescida nas suas comunicações, poderá ser mais que suficiente (esperando-se que daqui por uns anos não se venha a descobrir que afinal a Clouflare pertence à CIA...)
iOS 14 com gestor de passwords Keychain melhorado
A Apple prepara uma remodelação significativa do seu gestor de passwords iCloud Keychain para o iOS 14. A futura versão irá contanvbsr com novas funcionalidades, como alerta para utilização de passwords repetidas, aviso de passwords comprometidas, e suporte para logins com métodos de autenticação 2-factor.
Será mais um serviço que potencialmente irá tornar desnecessária a utilização de gestores de passwords de outras empresas; mas não completamente, já que apenas deverá ficar disponível para quem usar os serviços e equipamentos da Apple.
Gigantes tecnológicos aderem ao MANRS para routing mais seguro na internet
A Amazon, Google, Facebook, Microsoft, Cloudflare, Akamai, Netflix, e outros, aderiram ao grupo MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security), que pretende tornar as comunicações na internet mais seguras.
A internet é um autêntico labirinto de routers, responsáveis por fazerem chegar os dados de qualquer ponto da internet a qualquer outro ponto; e infelizmente os sistemas utilizados para isso remontam a tempos onde as preocupações de segurança eram bem diferentes das actuais. É por isso relativamente fácil (e já tem acontecido) que um operador possa - por acidente ou intencionalmente - desviar tráfego da internet, manipulando o caminho por onde os dados devam passar.
Com o MANRS, estas empresas querem implementar medidas que impeçam esse tipo de desvios, garantindo que as comunicações continuam a seguir os caminhos que deveriam seguir - e trabalhando em paralelo com outras iniciativas como o BGPSEC.
Facebook faz chegar app do Messenger ao Windows e macOS
Quem não passar sem o Messenger do Facebook já pode recorrer a uma app do Messenger dedicada para Windows e macOS em vez de se limitar a utilizá-lo através do browser ou dos seus dispositivos móveis.
O Facebook refere como destaques: a videoconferência mais confortável num ecrã de maiores dimensões; sincronização das conversas entre todas as plataformas; notificações; modo escuro; etc. E não se pode ignorar que chega numa altura em que milhões de pessoas têm ficado em casa por causa do coronavirus, dando origem a um aumento substancial no uso dos serviços de mensagens e videoconferência.
Curtas do dia
- FCC quer libertar gama dos 6GHz para WiFi
- Coronavirus promove casamentos via videoconferência
- YouTube prepara concorrente do TikTok chamado Shorts
- iWork e iMovie ganham suporte para rato e trackpad no iPad
- Ex-engenheiro da Google quer que Uber pague a indemnização
- Empresa Bird despede 400 funcionários em 2 minutos via Zoom
- Zoom remove funcionalidade que permitia "espiar" perfis do LinkedIn
- NSO Group promove o seu spyware para monitorizar contágio do coronavirus
Resumo da madrugada
- Cloudflare lança DNS para famílias
- Windows e Office com descontos de 57%
- Kingmax lança SSDs PCIe 4.0 com 5GB/s
- Google apresenta Fado como música espanhola?
- Xiaomi Mi Band 3 e 4 ganham desbloqueio de PCs
- App da Amazon para iOS escapa ao pagamento de comissões à Apple
- Zoom com novas vulnerabilidades que podem dar acesso a câmara e microfone
- Vodafone Portugal diz não ser possível mudar identificador para "ficar em casa"
- UE vai analisar dados de localização de um dos grandes operadores em Portugal
- Consumidores norte-americanos aproveitam coronavirus para pedir fim dos limites de dados




A app do messenger já estava disponível na windows store há alguns anos e tem sofrido updates. Contudo, como parece acontecer com tudo no ambiente windows, pelo menos recentemente, por vezes é só exasperante tentar trabalhar com ela.
ResponderEliminarJá em linux recomendo o Caprine que aparte das videochamadas, trabalha maravilhosamente