2019/09/27

Cloudflare lança Warp e Warp+


A Cloudflare começou finalmente a disponibilizar o seu serviço de VPN WARP e WARP+ para acelerar e aumentar a segurança das ligações à internet nos smartphones.

O serviço Warp chega com muitos meses de atraso - a Cloudflare começou a falar dele em Abril - mas a empresa refere que houve muitas dificuldades e complexidades que justificaram este atraso prolongado. Agora, o serviço chega, em duas modalidades: o Warp e Warp+, sendo o serviço base gratuito e o outro a pagar (um valor acessível, idêntico ao de um Big Mac, diz a Cloudflare).

Para a maioria dos utilizadores, o que o serviço Warp permite, através da app 1.1.1.1 que já era utilizada para acelerar os DNS, é garantir a segurança das ligações, independentemente de estarem a usar a rede móvel ou uma rede WiFi desconhecida, tornando a utilização de uma VPN em algo tão simples quanto "ligar / desligar", sem qualquer configuração complicada.



No entanto, no processo de acelerar as ligações, a Cloudflare avisa que ainda podem surgir alguns bugs em casos muito específicos, e convida os utilizadores a reportá-los para que o serviço vá ficando cada vez melhor. Até lá, podem contar já com 1GB de tráfego Warp+ gratuito ao utilizarem este link, e poderão ir adicionando mais "gigas" ao convidarem outros amigos.


Nota: embora a Cloudflare diga que não manterá registos, também refere que o principal propósito da VPN Warp é a segurança das ligações e a velocidade, e não manter a privacidade dos utilizadores. Para esse caso será mais aconselhado usar ferramentas específicas para o efeito, como a rede Tor (iPhone / Android).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)