2018/11/12

Cloudflare lança app 1.1.1.1 para Android e iOS


A Cloudflare aproveitou o 1 de Abril para lançar o seu DNS 1.1.1.1 - o mais rápido do mundo - e agora lança apps para Android e iOS para facilitar a sua utilização até por quem não saiba, ou receie, mexer nas configurações necessárias para lhe dar uso.

O serviço de DNS é o responsável por transformar os nomes dos endereços URL nos endereços IP que são usados para a comunicação, e há por isso todo o interesse que se utilizem servidores que respondam o mais rapidamente possível. O 1.1.1.1 da Cloudflare consegue até destronar o 8.8.8.8 da Google, e em ambos os casos temos a grande vantagem adicional de não se ser forçado a lidar com os bloqueios dos operadores nacionais.

Infelizmente, se tanto o Android como o iOS permitem mudar os servidores DNS nas ligações WiFi, tal não é possível na ligação de dados através da rede móvel (nota: no mais recente Android 9 Pie já é possível), e é aí que entra esta app da Cloudflare. À semelhança do que era feito pelo Intra da Google, o "truque" passa pela criação de uma VPN que permite definir o DNS pretendido, mas com todo o processo de configuração resumido a um único botão de ligar / desligar.

O único ponto contra é que, como não é possível utilizar duas VPNs simultaneamente, não será possível utilizar esta 1.1.1.1 se já estiverem a utilizar outro serviço de VPN - mas se já o estiverem a fazer, não serão seguramente o público alvo para esta app. Para todos os outros, bastará descarregar a app pretendida:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)