2018/11/12

Google está a activar backup manual dos Android para o Google Drive


Há muito que o Android conta com backups automáticos para o Google Drive (desde que o utilizador assim queira), mas agora está finalmente a chegar a opção para que também se possam fazer backups manuais quando se quiser.

Ditam as boas práticas que os backups deverão ser automatizados, para que não fiquem dependentes da (falível) componente humana. No entanto, há situações onde o bom senso humano impera sobre as automatizações, e nesses casos é conveniente que os sistemas permitam que os humanos continuem a ter voto na matéria.

No caso dos Android, a maioria dos utilizadores não terá que se preocupar com os backups, desde que os active. Os backups serão feitos automaticamente assim que o smartphone estiver a ser recarregado e tiver uma ligação WiFi disponível - mas há casos pontuais onde isso pode não ser suficiente. Bastará que um smartphone danificado não detecte correctamente quando está a ser recarregado e deixaria de fazer o tão necessário backup; ou então, um utilizador pode estar perante uma qualquer situação longe de uma rede WiFi, e querer garantir que o seu backup está actualizado.

Bem, seja qual for o motivo, há utilizadores que já estão a descobrir a opção para fazerem o backup manualmente sempre que quiserem. Isto está a surgir sem que tenha sido necessário qualquer actualização do sistema, pelo que será apenas uma opção que a Google pode activar remotamente através dos Google Play Services.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)