2020/04/02

App Prime Video da Amazon para iOS escapa ao pagamento de comissões à Apple


De forma surpreendente, a app Amazon Prime Video para iOS passou a permitir que os utilizadores aluguem ou comprem filmes directamente da app, e sem o habitual pagamento da comissão cobrada pela Apple.

Uma das maiores críticas à App Store da Apple (entre muitas outras) é o facto da Apple não permitir que as apps usem formas de pagamento alternativas que evitassem pagar os 30% de comissão à Apple (nem sequer direccionar os utilizadores para páginas web onde pudessem fazer o pagamento) - mas parecem haver algumas excepções.

A app Amazon Prime Video, que até ao momento não permitia que os utilizadores fizessem a compra ou aluguer de filmes para não, agora permite que isso seja feito; e tudo devido a uma nova modalidade que permite escapar às comissões da Apple.

Infelizmente, é uma modalidade que não parece estar disponível para todo o tipo de apps, limitando-se a poder ser usada por "alguns fornecedores de serviços de streaming de vídeo", e que permite que o pagamento de compras feitas na app possa ser processado directamente pelo serviço em questão em vez de ser através do processo habitual da App Store / compras in-app.

Poderá ser um sinal de que a Apple se está a preocupar com potenciais processos anti-concorrência que parecem estar a avolumar-se nos últimos meses; e onde uma das grandes críticas é precisamente a proibição de métodos de pagamento alternativos que escapem à "taxa Apple". Com esta excepção, a Apple ganha o argumento de que afinal não é uma proibição, podendo usar uma app como a Amazon Prime Video para o demonstrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)