2020/04/01

Cloudflare lança DNS para famílias

A Clouflare voltou a aproveitar o dia 1 de Abril para revelar a expansão do seu serviço 1.1.1.1, que agora passa a disponibilizar serviços anti-malware e de restrição de conteúdos para os membros mais novos da família.

Quem estivesse dividido entre a velocidade e maior confiança no serviço de DNS 1.1.1.1 da Cloudflare, e as funcionalidades de bloqueio de malware e conteúdos menos recomendáveis para crianças de outros serviços (como o AdGuard), já não precisa pensar muito. A Cloudflare passa a disponibilizar esses serviços naquilo a que chama 1.1.1.1 for Families.

Estes consistem em duas variantes adicionais ao 1.1.1.1 original:

Serviço de DNS com bloqueio de malware conhecido
  • Primary DNS: 1.1.1.2
  • Secondary DNS: 1.0.0.2

Serviço de DNS com bloqueio de malware e conteúdos para adultos
  • Primary DNS: 1.1.1.3
  • Secondary DNS: 1.0.0.3

Mais interessante é que, para os próximos meses, a Cloudflare anuncia que este 1.1.1.1 for Families irá permitir a personalização do serviço para cada utilizador, fazendo com que seja possível configurar sites que sejam permitidos ou bloqueados, assim como definir horários para acesso a determinados serviços (redes sociais, YouTube, etc.) e também receber relatórios sobre o tipo de utilização que está a ser feito. E, tal como no serviço actual, de forma completamente gratuita.

Uma excelente novidade... e ainda bem que não é mentira. :)

1 comentário:

[pub]