2007/11/09

O Empate da Alta Definição

Para quem tanta publicidade fez, tendo anunciado a vitória do formato Bluray por várias vezes... as coisas parecem agora bem diferentes - e quem o diz é o próprio CEO da Sony!

Depois de afirmar por várias vezes a vitória clara e evidente do formato Bluray, Howard Stringer vem agora dizer que é uma batalha difícil.
Sem dúvida que o recente sucesso de vendas de leitores HD-DVD a $99 dólares, alem de outros leitores baratos; aliado ao facto da Paramount Pictures ter anunciado o apoio exclusivo do formato concorrente HD-DVD - terão (des)ajudado.

Portanto, de "vitória absoluta", a guerra foi agora rebaixada a um mero factor de prestígio, e que não importa quem seja o vencedor. Lamenta ainda que não se tenha atingido a unificação dos formatos aquando das negociaçãoes...

A sério? Então porque não houve acordo? O resultado está mais que visto - os consumidores não aderiram a nenhum dos formatos, preferindo esperar até que isto esteja resolvido.
Perdem os consumidores, perdem as empresas. Da próxima vez vejam se aprendem com os erros do passado - coisa que até agora não tem sucedido: VHS vs Beta, Super Audio CD vs DVD Audio, HD-DVD vs Bluray. Que seja a última vez...


Se quiserem perceber porque é que o Bluray foi/é um formato problemático, aconselho-vos a ler este artigo, onde é explicado a "palhaçada" que são os profiles BD do Bluray.
Podem comprar um filme que depois não é compatível com o vosso leitor, estando as especificações por especificar, e todo um conjunto de confusões que não inspira qualquer confiança a um consumidor minimamente informado...
Como disse, espero que seja a última vez que isto aconteça.

De resto, sempre disse que o futuro passa - não por um formato físico - mas pela distribuição digital.
(Mas sem DRM! - senão o futuro que nos aguarda é este)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)