2008/03/27

Desfragmentação em Linux? Não Obrigado

Encontrei um artigo interessante que explica de forma simples a diferença entre os sistemas de ficheiros utilizados nos sistemas Windows e Linux, e a razao porque a tão popular questão da desfragmentação dos discos não é assunto recorrente quando se usa Linux.

Resumidamente, no sistema usado pelas plataformas Windows, os ficheiros são armazenados de forma contígua, e sempre que se fazem alterações aos mesmos, começam a surgir fragmentos - que, quando começam a ser numerosos, afectam drasticamente a performance das escritas e leituras no disco.

Pelo contrário, no sistemas Linux, os ficheiros são "distribuídos" pelo disco, de forma a que tenham o máximo de espaço para sofrerem alterações sem que entrem em conflito com os outros ficheiros.

A filosofia por trás destas diferentes opções é simples: o sistema de ficheiros do windows foi concebido para uso por parte de um único utilizador, e tentar manter os ficheiros o mais próximos possíveis para aumentar a velocidade de leitura de forma sequencial; o sistema de ficheiros usado pelo Linux foi concebido de raiz para ser usado em ambientes multi-utilizador, onde era mais vantajoso ter acesso rápido a ficheiros de forma "aleatória".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)