2008/06/10

Anti Virus Gratuitos Recomendados

O Site Lifehacker compilou uma lista dos 5 Melhores Antivirus da actualidade.

Longe vão os tempos em que eu jurava a pés juntos pelos utilitários e antivirus do Norton... hoje em dia é quase preciso um dual-core dedicado só para suportar a carga extra que eles exigem - já para não falar na palhaçada de ser necessário andar a pesquisar no site deles por um utilitário extra para limpar toda a tralha que aquilo deixa depois de ser desinstalado.

Mas adiante, os melhores Antivirus da actualidade são então:

AVG Anti-Virus (Freeware e Shareware)

O AVG Free é um dos mais "famosos" e ocupa poucos recursos.

NOD32 (Shareware)

NOD32 é outro dos que é mencionado regularmente - infelizmente não é gratuito. Pelo que... é preferível optar pelo:

Avast Antivirus (Freeware e Shareware)

Também conheço muita gente a usar este, mas o seu aspecto todo "tuning" nunca me convenceu. Pelo que prefiro:

Avira AntiVir (Freeware e Shareware)

Este sim, é aquele que instalo em todos os computadores acabadinhos de montar. Não só é gratuito (na sua versão para uso doméstico) este Avira é também imperceptível no seu funcionamento. O seu único inconveniente é um popup com publicidade que surge a cada update - nada de grave e que não me incomoda, mas que pode ser facilmente desactivado se preferirem.
(E podem também terminar 2 dos processos, o do system tray e o updater, se quiserem poupar ainda mais memória, o que o torna imbatível na poupança de recursos do vosso computador.)

E obviamente temos que falar do:

Kaspersky Anti-Virus (Shareware)

Actualmente considerado como sendo o melhor de todos, o Kaspersky só peca por não ser gratuito - mas para uma empresa, que não possa usar os "gratuitos" para uso doméstico, esta poderá ser sempre uma boa opção.

8 comentários:

  1. Concordo com o comentário sobre o Avira.. agora o Kaspersky Anti-Virus não, porque o Kaspersky Internet Security ainda é melhor, pois elimina desde trojans a spyware, etc.

    ResponderEliminar
  2. E o comodo também é bom!

    ResponderEliminar
  3. Pois. Também já há bastante tempo que,em casa, uso o Avira free.

    Mas aqui há uns dias um trojan (Fake Alert, cria um desktop em fundo preto e um falso aviso para o usarmos para limpar vírus)impedia o Avira de o limpar. Ou seja, o Avira identificava quais eram os ficheiros infectados mas era incapaz de os remover. Note-se que embora identificasse os ficheiros infectados não identificava qual era o trojan.

    Tenho o Webroot SpySweeper instalado que também não só não limpou como identificou incorrectamente o trojan. Resultado - ir ao Google e testar várias soluções erradas (Ir ao gestor de dispositivos, plug-play, desactivar ...o que lá não estava ,felizmente, senão em vez de resolver o problema, criava outro).

    Usei o MalwareBytes Anti-Malware e foi canja. Fiquei fã.

    ResponderEliminar
  4. eh pah vçs tem tts probs com isso...
    eu n uso nem preciso de AV ou firewalls!

    Uso um Sistema Operativo Livre (e gratuito), q por sinal tb é seguro.

    Não é mt mais facil usar uma distro GNU/Linux, q estar a ter q levar com um AV?

    ResponderEliminar
  5. São coisas diferentes... e a crescente popularidade do Linux vai demonstrar isso bem em breve.

    Em *qualquer* sistema operativo, descarregas um programa e... será que podes confiar nele?

    Até pode ser open-source e seres tu a compilá-lo, mas será que 99% das pessoas se irá dar ao trabalho de correr o código fonte, linha a linha, para saber se é seguro ou não?

    Assim sendo nada impede alguém de eventualmente executar um programa "infectado" em Linux e ficar com o sistema comprometido. Mesmo com toda a "segurança" de o Linux pedir a password de admin para poder instalar/executar o programa. (Novamente, o "elo mais fraco" continua a ser o utilizador.)

    ResponderEliminar
  6. se usares repositorios tidos como seguros e assinaturas digitais, reduzes esses risco substancialmente. ja sei q n o eliminas, olha o q se passou à uns tempos na RedHat.
    Mas mm assim e' mais seguro q qq update sacado da net à mão, pra wind

    ResponderEliminar
  7. Sim, mas isso acontece agora em que ainda é relativamente fácil de controlar... Imagina que de um momento para o outro surgem 100 milhões de novos programas e developers. Quem é que poderá dar a garantia que qualquer um deles seja seguro ou não?

    E quando alguém receber um .deb ou .rpm, ou lá o que for, pelo correio dizendo que aquilo é um programa fabulástico?

    Um utilizador que caia nesses "truques" no Windows também irá cair neles usando qualquer outro sistema operativo, mesmo que este lhe pergunte se tem a certeza 20x.

    A principal segurança do Linux é que, para além de ser inerentemente mais seguro, conta também com um universo de utilizadores que estará - à partida - mais bem informado.
    Mas esses mesmos utilizadores, se usassem Windows, também dificilmente teriam problemas com viroses. (Eu que o diga, que apenas ouvi o antivirus apitar 1x em 3 ou 4 anos - e nunca fui infectado. :)

    ResponderEliminar