2008/09/12

iPhone Big Brother

Mais uma porreira para quem pretender atormentar os seus amigos possuidores de iPhones.

Aparentemente o iPhone vem de série com uma função "Big Brother" - e passo a explicar.

Provavelmente todos já viram o interface do iPhone em funcionamento. Ao mudar de aplicação há sempre um efeito estiloso que faz com que a janela desapreça de forma artística, tipo zoom out, deslizar para o lado, etc.

O problema é que aparentemente, sempre que se clica no botão para regressar ao menu principal, a imagem actualmente existente no ecrã é gravada para a memória flash!

Trata-se apenas de um ficheiro temporário e que não vos vai roubar espaço, mas como as escritas vão sendo distribuidas, é muito possível estarem por lá centenas de capturas de ecrã - que podem ser recuperadas da mesma forma que se recuperam fotos de discos corrompidos e/ou avariados.

O processo não é simples, e obriga a que o atacante tenha acesso ao dispositivo fisicamente - e mesmo assim é preciso ter bastantes conhecimentos e perder umas horas; no entanto, interrogo-me por que raio é que é necessário gravar um ficheiro temporário na Flash para fazer uma simples transição!

O iPhone tem um chip de aceleramento gráfico 3D, e cada ecrã ocupa uns míseros 450Kb (320 x 240 x 24 bits) que podiam muito bem estar guardados na memória durante os décimos de segundo em que a transição ocorre. Não percebo mesmo porque razão eles usam a memória Flash do iPhone para isso. :/

Embora esta técnica já tenha servido para apanhar criminosos, não creio que sirva de desculpa para os milhões de utilizadores que podem ver assim comprometida a sua privacidade.

Fonte [Wired]

2 comentários:

  1. Então Carlos? Não tem iPhone? Deveria saber que os menus podem ser recuperados ao estado anterior como é o caso do Safari que guarda todas as paginas abertas com previews.
    Como sabe ao reiniciar a memória é limpa.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é um programa guardar previews das páginas abertas, outra é o Sistema Operativo fazer o mesmo sempre que se click no botão "home".

    E o problema é mesmo esse... a memória *não* é limpa.
    Quando se apagar alguma coisa numa memória Flash (e nos discos rígidos também), apenas se marca o espaço como estando disponível para ser escrito novamente - mas até que tal aconteça, os dados podem ser recuperados.

    É graças a isso que num iPhone - poder-se-á ter acesso a centenas de capturas de ecrãs contendo informações pessoais e privadas - desde emails, localizações, fotos, etc.

    ResponderEliminar