2008/11/22

iPhone 2.2 - Primeiras Impressões

E depois de algumas horas a brincar com a nova versão 2.2 do firmware do iPhone eis as minhas primeiras impressões.

Os melhoramentos nos mapas são bem vindos, especialmente para quem tem a sorte de viver numa zona com os transportes públicos "digitalizados", como acontece em Lisboa (para quando o resto do País?)
Ir de um local de Lisboa para outro, passa a ser uma "maravilha", com o itinerário a dizer quais os transportes públicos a usar.

Menos bem está a implementação do Streetview. De certeza que não sou a pessoa mais inteligente à face da terra, mas por norma consigo dar com as opções nos gadgets... e esta, para ficarem com uma ideia.... tive que vir procurar na Internet para descobrir como conseguir aceder ao Streetview!

Para o conseguirem fazer, tem que colocar um pino na rua em questão - e, caso a rua tenha streetview, clicarem num pequeno icon que surge na descrição do pino.
Parece-me demasiado rebuscado ter que andar a colocar e arrastar um pino para conseguir ver o Streetview... mas talvez seja só eu que ache isso bastante irritante.

O Safari foi supostamente melhorado... mas a barra única para URL e Google faz com que aquilo pareça um pouco claustrofóbico. Algo um pouco estranho pois essa "input box do google" nem sequer mostra as palavras que se pesquisam - pelo que tal poderia muito bem continuar a ser um icon bem mais pequeno...

E quanto à estabilidade... já levei com um crash logo nos primeiros minutos - já limpei novamente todas as caches, para não haver desculpas, e verei que tal se comporta ao fins de uns dias.

Depois, há alguns pormenores bem vindos, como o facto de as actualizações não criarem um novo icon durante o download - surgindo agora imediatamente sobre a App já instalada.
Estranhamente, continua ausente a opção para instalar todas as actualizaçãos, obrigando que se faça uma a uma - era uma opção que existia nos firmware anteriores... não percebo porque foi retirada.

O clicar no home button para voltar à primeira página principal é mais um sinal de que Apple sabe que a actual solução não é a ideal. Se o interface do iPhone foi revolucionário na época pré-App Store, em que as pessoas teriam duas ou três páginas no máximo para "circular"; agora mostra as suas limitações, com pessoas a terem que andar a arrastar ecrãs incessantemente através de N páginas.
Voltar rapidamente à primeira página nada mais é que um remendo apressado.
Se a Apple quer ser reconhecida pela facilidade de utilização que lhe é atribuída, terá que fazer melhor.

Por muito que custe, uma solução que ofereça algo do tipo de "pastas" seria bem vinda, permitindo que eu tivesse um único icon sob o qual armazenar - por exemplo - os jogos, ou ferramentas pouco utilizadas, de forma a que estes não ocupassem vários ecrãs "principais".

Mas eles são os especialistas, eles lá saberão como o fazer - agora, tal como está é que não.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)