2009/02/14

Lojas Online... ou coisa parecida

Irritam-me os (demasiados) casos de empresas e entidades que disponibilizam lojas online que aparentemente apenas lá estão para "dizer que se tem uma loja online."

O meu conselho é: tratem as vossas lojas online como sendo algo sério, ou então removam-nas até que o façam!

Já dei comigo a enviar emails a diversas lojas, agradecendo o facto de os seus sites não funcionarem neste ou naquele browser, fazendo com que tivesse que comprar produtos nas lojas da concorrência; mas desta vez a "gota de água" foi algo bem mais simples e aparentemente inócuo.

Estava eu entretido a comprar *bastantes* livros na loja online do Público... e quando vou a tentar finalizar a encomenda sou surpreendido por um: "a operação não pode ser processada, p.f. tente mais tarde."

Ok... ninguém está livre de algum problema no servidor... lá esperei eu até "mais tarde"...

(Mais tarde)

Volto a repetir a encomenda - novamente recebo o mesmo aviso...

(Mais tarde ainda!)

Volto a fazer o mesmo, e novamente sou congratulado com a mesma mensagem!

Bem, por esta altura já estava a ficar ligeiramente farto daquilo e enviei-lhes um email.
(Em abono da verdade, já utilizei por várias vezes a loja online do Público e nunca tive problemas, e sempre que os contactei por email me responderam de forma rápida e eficiente; e desta vez não foi excepção.)

Recebo um email informando-me que o tal erro era devido à quantidade de artigos que eu tinha encomendado, e que se o quisesse fazer teria que "partir" a encomenda em 4 sub-encomendas.

Ora, foi isto aqui que me levou a escrever este post - pois acho inadmissível que seja feito assim.

Em primeiro lugar, se estou a *comprar* algo, deveriam ser eles a gerir como fazem os envios.
No *mínimo* dos mínimos, deveriam apresentar-me uma mensagem bem mais descritiva do que se estava a passar: informando-me que os artigos seriam enviados em remessas diferentes (com ou sem custo acrescido), ou que tal não era permitido, ou que esta encomenda teria que ser levantada na loja, ou qualquer outra mensagem mais apropriada que um "não pode ser processado, tente mais tarde" que me deixaria eternamente a tentar efectuar a encomenda!
Isto assim é estar a gozar com os clientes.

A minha sugestão é: se o objectivo é a satisfação dos clientes, então - por favor - dêem um bocadinho mais de atenção a estes pormenores nas vossas lojas online.

Enquanto tratarem as vossas lojas como "brincadeira"... não esperem ter resultados *a sério* delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)