2009/06/26

LusoRobótica: A Robótica em Portugal

Este é um artigo de divulgação da comunidade de robótica em Portugal que nos chega por parte do forum LusoRobotica.


Em Portugal, o fórum LusoRobótica pretende ser um ponto de encontro entre todos aqueles que se interessam pela área da robótica, independentemente dos microcontroladores, kits ou linguagens de programação. No entanto, uma grande parte dos utilizadores troca informação sobre o Arduino e já há alguns projectos nascidos dentro do fórum bastante interessantes.


O Arduino é um kit de desenvolvimento electrónico, de código aberto, cujo objectivo é ser de fácil utilização, tanto a nível de hardware como software para a criação de sistemas interactivos ou robots.

Normalmente, a utilização de microcontroladores implica bastante conhecimento por parte do utilizador, tanto a nível de electrónica assim como de programação a baixo nível. A curva de aprendizagem é bastante elevada.

O Arduino, baseado em microcontroladores AVR, torna a utilização de um microcontrolador numa tarefa bastante simples, tanto a nível de hardware (sendo fácil aceder às entradas, saídas e ainda vários tipos de comunicação, como I2C, SPI e Serial), como a nível da sua programação, pois utilizando a linguagem Arduino, baseado em C/C++, e o software de desenvolvimento Arduíno, é muito simples começar a criar os seus projectos.


Projectos esses que  encontram no LusoRobótica o ambiente ideal para o seu desenvolvimento. Por exemplo o Smalluino, Ballduino, HexaDuino, Farrusco, assim como vários projectos que pretendem fazer a ligação entre o mundo real e o virtual, como por exemplo usar acelerómetros para controlar jogos, sensores para criar ambientes interactivos, entre outros.

1 comentário: