2009/07/31

Funcionalidades e Melhoramentos ao iPhone 3.0

No dia em que o iPhone 3GS foi finalmente lançado em Portugal nada como relembrar algumas funcionalidades que por vezes passam despercebidas até a quem já o tem há algum tempo - e que serão certamente novidade para todos os que adquiriram um iPhone nos últimos tempos.

Fiquem a conhecer algumas novidades que foram introduzidas na versão 3.0 do iPhone.



1. Controlar a velocidade de Scrubbing

Colocarem-se no ponto exacto que desejavam numa música ou vídeo não era tarefa fácil. A barra de progresso e o seu localizador não permitiam uma movimentação eficaz.

Com o OS 3.0 podem agarrar no cursor, e quanto mais baixo no ecrão o "arrastarem", mais precisão terão na sua movimentação: passando pelo Half Speed, Quarter Speed, e finalmente o Fine Scrubbing.

Nunca mais terão que "lutar" com o cursor para encontrar o momento exacto da música ou vídeo que procuravam.


2. Números de Telefone


Quando vêem num número de telefone aparecer como link a azul, em vez de clicarem nele para inciar a chamada (como antigamente) podem agora clicar e segurar nele.

Surgirá um menu com várias opções:

  • Fazer a chamada
  • Enviar um SMS
  • Criar um novo contacto
  • Adicionar a um contacto já existente


3. Enviar mais de 5 fotos ao mesmo tempo

Ao seleccionarem fotografias para enviarem por email, devem ter reparado que ao seleccionarem mais de cinco fotos, a opção de enviar por email desaparece.

No entanto, graças às novas capacidades de copy-paste, isso não é problema.

Seleccionem quantas fotografias desejarem, e seleccionem "copy".

Depois, basta irem à App de email, criarem um novo email e fazerem "paste" (atenção que pode demorar um bocado, no caso de terem seleccionado muitas fotos.)

Como bónus, as fotos serão enviadas na sua resolução total (ao enviá-las directamente da galeria, as fotos são redimensionadas pra uma resolução mais baixa.)


4. Mudar tipo de letra nos números

Se mantiverem pressionados os números (tal como fazem nas letras para aceder aos caracteres acentuados, têm acesso aos números num tipo de letra ligeiramente diferente.


Se é útil?... Não sei... digam-me vocês.


5. Ver/Gravar Imagens GIF

Os GIF estão cada vez mais em desuso - no entanto, se receberem uma imagem GIF animada como anexo num email, podem gravá-la. (Apenas ficará gravado o frame que estiver visível no momento.)


6. LOL e a Correcção Automática

Pode parecer estranho, mas o útil sistema de correcção automática tem por vezes a inconveniente tendência para corrigir o que não devia. Um desses casos era o habitual "lol". Felizmente na versão 3.0 isso já não acontece (e permite até dizer alguns palavrões que anteriormente eram sempre auto-corrigidos para outra coisa qualquer.)
(No entanto, fico a aguardar pela correcção da correcção de todos os "te" para "Tês"!!!)


7. Recuar 30 segundos

Para todos os vídeos, músicas, podcasts e audiobooks comprados através do iTunes, podem rapidamente recuar 30 segundos carregando num botão.

É o ideal para "retomarem" o ponto em que estavam em caso de terem sido interrompidos ou distraídos por algo.

Em vez de procurarem o sítio onde estavam, um simples toque faz com que facilmente voltem a seguir o fio à meada.


8. SMS com área de texto expandido

Pode não parecer muito, mas escrever um SMS no iPhone pré-3.0 era bem menos cómodo. À medida que vão escrevendo a caixa do texto vai aumentando de tamanho, permitindo ver uma maior parte do texto do que antigamente (que mostrava apenas quatro linhas de texto).



9. Informações da Bolsa melhoradas

Se gostam de acompanhar os mercados financeiros, a nova App da Bolsa será certamente do vosso agrado.


Ao deslizarem para a esquerda/direita a área do mini-gráfico, terão acesso a mais informações e notícias sobre as empresas.


10. Editar Contactos

A partir de agora, é também possível editar os contactos a partir de qualquer local que aceda aos contactos. Anteriormente, quando se acedia a um contacto a partir de outro local, apenas nos era permitido ver a informação e não editá-la... Demorou, mas agora está como sempre deveria ter estado.


11. 11 Páginas disponíveis para Apps

Das 9 páginas disponíveis para colocarem as vossas Apps, têm agora 11 páginas, num total de 180 sítios para colocar os icons das vossas Apps e páginas web favoritas. Mas não se preocupem... se tiverem necessidade, podem instalar ainda mais Apps via o iTunes - que apesar de não ficarem visíveis, estarão acessíveis via o spotlight search.


12. Copiar SMS

Com o novo copy-paste, podem ainda não ter reparado, mas podem facilmente seleccionar e copiar o texto de um SMS.


Basta fazerem "duplo-toque" sobre a mensagem para aparecer a opção de copiarem o SMS, e depois podem fazer o "paste" onde desejarem.


13. Teclado Melhorado

Quando pressionam e seguram uma tecla, têm acesso às variações permitidas (como caractéres acentuados, etc.) No novo 3.0 têm também acesso a variações para as " « » quando seguram na tecla das "aspas".

A tecla do ponto "." dá também acesso às reticências "...".



14. Tethering

O Tethering é uma funcionalidade introduzida no OS 3.0 que vos permite utilizar o vosso iPhone como modem.


Basta activarem esta opção e escolherem se querem partilhar a internet via USB ou bluetooth, e poderão aceder à net a partir de outro computador ou portátil.


15. iTunes U

Agora têm também acesso a uma longa lista de aulas disponíveis no iTunes U.



16. Interrupção por chamada telefónica

Uma das críticas ao iPhone era que, ao receberem uma chamada, a App que estivessem a usar era automaticamente encerrada.


Com o novo 3.0, a App continua a ser encerrada, mas é relançada automaticamente após o chamada. A maior parte das Apps é inteligente o suficiente para retomar do ponto de onde estava... mas isso não é garantido, e continuará a ser um ponto a melhorar pela Apple.
(O mesmo acontece com o processo de Sync quando ligam o iPhone ao iTunes - retomando a App em que estavam depois do Sync estar concluído)


17. Fechar Apps em Lançamento

Se clicarem por engano numa App, agora podem imediatamente cancelá-la e voltar ao menu carregando no "home button." Anteriormente a App era totalmente carregada, e só depois regressava ao menu.
É uma alteração simples, mas que torna a experiência de utilização de um iPhon muito mais agradável e "responsiva."



No entanto, há ainda muito por fazer...

1. Gestão das Notificações

O push é muito bonito mas... é manifestamente insuficiente no mundo actual. Se receberem várias notificações não têm forma de saber o que receberam, sendo apenas visível a última.
É algo que a Apple faria bem em reformular urgentemente (até copiando ideias que já existem implementadas nos iPhones jailbreak - estilo o GRiP - Grow for iPhone.)


2. Gestão das Funcionalidades do iPhone

É incompreensível que não se possam desactivar várias funcionalidades que às vezes se tornam mais chatas que úteis. A auto-rotação do ecrã, por exemplo, é bonita e prática na maior parte dos casos mas... se estiverem deitados e quiserem usar o iPhone irão certamente arreliar-se com a sua tendência auto-rotativa sempre que mudam de posição.
Deveria ser possível activar/desactivar essas funcionalidades (assim como o "abanar" para fazer "undo") que - quando estão a ser usadas em movimento (como num autocarro) chateiam mais do que ajudam.

Quem tiver o iPhone livre das correntes da Apple (jailbreak) pode fazer isso (e muito mais) já hoje, com o BossPrefs.


3. Teclado expandido

Quando se tem que introduzir referências com números e letras, rapidamente vemos que é "chato" andar constantemente a mudar entre o modo letras/números.
Deveria ser possível permitir que - quem quisesse - pudesse aceder a um teclado expandido com mais um linha para o teclado numérico.

(novamente, é algo que já pode ser feito por quem fez jailbreak ao seu iPhone)


4. Pastas para gerir as Apps

O sistema de ecrãs estaria bem para gerir meia dúzia de Apps... Mas numa altura em que é permitido ter centenas delas, torna-se necessário algo mais estruturado.
Permitir criar "pastas" (ou ecrãs, ou o que fosse) para permitir agrupar Apps de acordo com as nossas preferências (jogos, utilitários, pouco usadas, etc.) seria o ideal.


5. Descarregar ficheiros da Web

Bem sei que vivemos num mundo cada vez mais virado para a internet e a "cloud", mas... se o iPhone é anunciado como sendo um "computador", porque não permitir fazer o download de ficheiros da internet para uma área que pudesse depois ser acedida por um computador via USB?


6. Máquina Fotográfica Melhorada

O 3GS acrescentou novas funcionalidades de auto-focus, macro, e até video... Mas, como se justifica que até o iPhone original continue com a App de fotografia tão pobrezinha?


Custaria assim tanto introduzir algumas funcionalidades como um temporizador, um zoom digital, vários modos (preto-e-branco, cores, etc.)?
Ou até simplesmente permitir tirar uma foto ao tocar em qualquer parte do ecrã - em vez de terem que acertar no "botão"?

A dica para tirarem um auto-retrato é pressionarem o botão (e mantê-lo pressionado enquanto posicionarem o iPhone no ângulo certo) e depois largarem o botão: para tirar a foto. Evita ter que andar com o dedo às cegas a tentar acertar no sítio certo. 


7. Emoticons

Continuo a não perceber porque raio a Apple decidiu bloquear os emoticons nos iPhones ocidentas, fazendo com que muita boa gente pague por uma App para permitir o seu acesso - o que é ainda mais ridículo quando esses emoji podem ser activados de forma gratuita!



8. Esconder/Remover as Apps "oficiais"

Porque razão somos forçados a "gramar" com as Apps que a Apple entende virem de fábrica com o iPhone?
E se eu não quiser ter a App da bolsa? A única opção que temos é colocá-la no ecrã seguinte, mas continua a ser "lixo" e a ocupar espaço. Devia ser possível remover qualquer uma dessas Apps (excepto as críticas - relacionadas com o funcionamento do iPhone) como se fossem uma qualquer outra App.



9. Locked Screen Informativo

Outra das coisas que poderia ser melhorada, é o ecrã que surje com o iPhone bloqueado (que mostra uma imagem estática - ou informação sobre a música que está a tocar.)

Seria interessante poder seleccionar mais informações que quiséssemos ver, como as próximas tarefas pendentes na agenda, se temos novos email, etc.



Vamos lá ver se alguma destas sugestões verá a luz do dia no próximo update 3.1 previsto para Setembro - ou se teremos que esperar muito mais tempo até que a Apple se aperceba destes detalhes.
(Em alternativa, podem sermpre fazer o jailbreak e resolver muitas destas questões já hoje, sem mais atrasos.)

11 comentários:

  1. typo "emoticons nos iPhones ocidentas"

    e dps dizes q tas cansado de uma semana de tecnologia buaaa

    pra q organizar, qd se pode arrancar pela peskisa.
    Dps de me habituar ao gnome-do, nunca mais usei menus, no meu Ubuntu.
    O iphone n vem la com spotlight? atao, usem!

    ResponderEliminar
  2. Cá para mim a Apple vai andar a implementar essas coisas às pingas (como até agora), para o pessoal ficar sempre entusiasmado com as actualizações. Senão ficavam sem nada para fazer depois. :)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa31/7/09 23:56

    Nelson, talvez tenha sido por uma razão semelhante que a Microsoft fez o Vista tão péssimo: para, por comparação, o pessoal ficar entusiasmado com o Seven e este parecer muito bom.

    ResponderEliminar
  4. E será que esse tipo de fonte diferente para os números não fará com que a mensagem vá em "utf 8", limitando assim o número total de caracteres por sms? ;o)

    Ou será que isso é só estético...para o próprio iPhone que envia?

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  5. @Luis
    Nos SMS não irá formatação (digo eu)... Mas só experimentando...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/8/09 00:24

    iPhone OS 3.0.1 ... não há problemas quanto ao Cyndia
    http://news.cnet.com/8301-17938_105-10301310-1.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    que aplicação é essa no "Locked Screen Informativo"?

    ResponderEliminar
  8. @djorge

    É o Intelliscreen (para iPhones jailbreak)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado. Já o tenho jailbreaked e essa aplicação parece-me bastante útil.

    ResponderEliminar
  10. @djorge

    Pelo que me disseram, era apenas um pouco "pesada"... mas se for no 3GS duvido que se note muito. :)

    ResponderEliminar