2009/11/05

Noticias do Dia

Rumores sobre o atraso do CrunchPad, mais palhaçadas do DRM, novidades do Google Friend Connect, discos minúsculos, condensadores explosivos, e um módulo da Tibbo ideal para "invenções" electrónicas com WiFi.

Atrasos no CrunchPad


Lembram-se do CrunchPad? Estava prometido para breve, mas até agora... nada.
Os rumores dizem que o atraso se deve aos custos superiores ao esperado - incialmente estava previsto com preço de $200, depois já se falava em $300 e até $400...
Ainda não há notícias oficiais sobre a causa do atraso, embora alguns também digam que tal se deve à espera do ChromeOS (que, diga-se, combinaria perfeitamente com um dispositivo deste tipo.)

Já que estamos numa de rumores, digo também que podem simplesmente estar à espera do lançamento do iTablet da Apple, para no dia seguinte oferecerem este produto a 1/4 do preço e criarem muito maior "hype." Não?



Google Friend Connect

O Google Friend Connect ganha mais algumas funcionalidades que permitem personalizar ainda mais a experiência "social" na internet. Podemos agora usá-lo para enviar newsletters em função dos interesses de cada grupo de amigos, entre outras coisas.




Disco Toshiba de 1.8" com 320GB



Se querem capacidade, mas não têm muito espaço no vosso ultra-portátil que apenas tem espaço para discos de 1.8", este Toshiba MK3233GSG pode ser a solução. Com Interface SATA de 3.0Gbps, 5,400rpm, 16MB de cache, 19dB de pico, e com 320GB de capacidade... não podem queixar-se.


Palhaçadas DRM Hollywoodescas

Imaginem que pagam uma pequena fortuna por um serviço de televisão por cabo; imaginem que pagam um extra para ter acesso a uma box de gravação digital que vos é impingida com software lento e nada prático de usar; imaginem que estão a ver um filme e que... por "magia negra", as saídas da vossa box deixam de funcionar.


É isso mesmo que estão a tentar fazer passar nos EUA, o chamado "Selectable Output Control" que daria/dará aos estúdios de Hollywood a possibilidade de controlar a *vossa* box, e especificar que saídas ficam activas ou não.
Por exemplo, podem ter investido uma fortuna numa TV de alta-definição e sistema de som 7.1 - mas ficarem lmitados a ver o filme em baixa-definição e com som stereo; ou vice-versa... conforme o capricho de um qualquer estúdio.

Continuo a ficar pasmado com os milhões que os estúdios continuam a gastar nestas tecnologias completamente surreais e que em nada os aproximam dos seus clientes *pagadores*!

Não chegam os casos dos DVDs com as suas regiões e encriptação agora inconsequentes? Ou até mesmo dos Blu ray que seriam "incrackáveis" e que agora viajam na internet já ripados antes sequer de serem postos à venda?

Mas que raio de máfias haverá por lá, para continuarem a desperdiçar milhões nesse tipo de coisas (alguém estará a lucar com tudo isso, obviamente!) em sistemas que apenas chateiam milhões de pessoas diariamente em vez de fazerem algo realmente útil?
(Ainda no outro dia assisti ao tempo que demora a "arrancar" um disco Blu ray... Como é que eles querem que as pessoas aguentem tais secas?)


Condensadores Explosivos

Se alguma vez virem fumo a sair do vosso computador depois de ouvirem um estouro, acompanhado do tradicional "cheiro a queimado", o mais provável é que tenha sido um condensador a estourar.
Como não é fácil apanhar o momento depois de este já ter acontecido, aqui fica um vídeo que vos mostra o que acontece... em gloriosos 300fps.

As explosões começam aos 2:30 com um pequeno condensador, mas só aos 3:30 é que as coisas aquecem, com um modelo maiorzito! :)


E por falar em electrónica...


Tibbo EM1000G


Se têm necessidade de um módulo programável que suporte ethernet e Wifi, já está disponível o Tibbo EM1000G, que consiste no popular e fácil de programar EM1000 e no módulo WiFi GA1000.

The EM1000 is Tibbo's most powerful and versatile BASIC-programmable embedded module.
The module's hardware is a potent combination that includes:

  • 100Base/T Ethernet, 
  • four serial ports, 
  • onboard flash, 
  • EEPROM,
  • RTC with onboard backup power, and 
  • abundant I/O lines (up to 53!) to interface with external LCD, keypad, buzzer, and card readers.

3 comentários:

  1. Atenção o condensador mais explosivo é um modelo algo antigo que não tem uns pequenos "vincos" na parte de cima como os de hoje em dia... Em todo o caso ficam a saber o que acontece qndo as vossas fontes morrem :)

    ResponderEliminar
  2. @Daniel

    Sim, esses eram autênticas "bombas", os vincos nos novos modelos são "linhas de fractura", para permitir que o condensador tenha por onde "estourar" neste casos, direccionando o evental estouro naquela direcção. :)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa5/11/09 18:10

    Estava a ver o condensador a inchar e já previa: "Houston, we have a lift-off".

    Capaz de arrancar cabeças, não sei. Mas estou certo que poder agradecer ainda ter os dois olhos à grelha de uma fonte de alimentação. Desde esse dia, desvio sempre a cara quando ligo um computador e este tem a traseira virada para mim.

    ResponderEliminar