2009/11/03

Tempos de Arranque

Aqui está um interessante vídeo comparativo do tempo de arranque de vários sistemas operativos de 64 bits (Vista, Windows 7, Ubuntu 9.04 e 9.10) na mesma máquina:

13 comentários:

  1. Afinal o 7 sempre é mais lento , tinha de ser, aquela cópia barata (cara) de KDE.

    ResponderEliminar
  2. Não sei que máquinas foram usadas, mas o meu Macbook com 2+anos e com Snow Leopard é consideravelmente mais rápido...

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    De qualquer forma, o que interessa é a comparação entre os vários - já que a máquina de referência é a mesma.
    Porque senão, temos aquele caso do Ubuntu a arrancar em 5 segundos. ;)

    ResponderEliminar
  4. @Carlos Martins Sim, isso é verdade! Justo seria com os 6 sistemas..

    ResponderEliminar
  5. Flavio Matioli3/11/09 12:02

    faltou a configuraçao do micro mais a resposta era óbvia !!
    Viva Ubuntu!!

    ResponderEliminar
  6. Acho estranho, na minha maquina o windows 7 arranca mais rapido que ubuntu 9.04, e 9.10.

    O vista é o mais lento, e o xp é equiparado ao ubuntu.

    ResponderEliminar
  7. este video é completamente imparcial ao não revelar as especificações de hardware! nitidamente feito por fanboys de linux para fanboys de linux! tenho o primeiro e-escolas da tmn que saiu, espeteilhe o windows 7 e o boot é metade do tempo que nesse video (e bem mais rápido do que quando tinha o vista!!) de salientar que o portatil tem um processador Intel Celeron 1.72 Ghz e tem 1 gb de ram!

    ResponderEliminar
  8. @Pedro deves kerer dizer "parcial" lol

    ResponderEliminar
  9. Claro que haverá "medidas" para todos os gostos, e que variará conforme os sistemas.

    No entanto, até empresas já vieram dizer que o boot do Windows 7 era mais lento que o Vista - considerando-se o caso de, não só estar no ecrã de login ou desktop, mas sim o de estar com o CPU "pronto a ser usado".

    Este vídeo também faz o mesmo tipo de coisa, carregando o browser e uma página...

    Mas novamente... claro que variará de sistema para sistema.

    No meu próprio sistema, o Windows 7 arrancaria rapidamente... se não estivesse a carregar um RamDisk de 4GB novamente para memória.
    (Mas verdade seja dita que o boot se torna cada vez menos importante - ultimamente tenho usado o sleep mode e não quero outra coisa :)

    ResponderEliminar
  10. João Sousa3/11/09 17:34

    Ainda agora vim de um cliente que me perguntou a opinião sobre o Seven. A minha resposta foi que só depois de o ver a sério, em máquinas reais, é que a vou ter.

    Entretanto, uma outra pessoa que estava lá disse que já tinha experimentado um portátil com o W7. Tinha achado algumas melhorias em termos de desempenho, contudo nada de particularmente entusiasmante.

    Em relação aos tempos de arranque: há um punhado de meses testei o Vista no meu computador (P4, 3GHz, 1GB). É certo que não é uma máquina adequada para o Vista (se é que alguma o é). Mas posso garantir uma coisa: os Ubuntu 9.04 e 9.10 não demoram mais tempo a arrancar **no live CD** do que o Vista demorava no disco rígido. Aliás, achei uma melhoria assinalável no tempo de arranque das versões Ubuntu deste ano. Portanto, acho este vídeo verosímil.

    ResponderEliminar
  11. Não creio que o carregamento de uma página web tenha sido uma boa escolha para provar um boot... até porque o cronometro para quando o carregamento da pagina esta concluido. Não podes assegurar que os 4 SOs recebem o mesmo fluxo de informação nos instantes em que fizeram os pedidos à net...

    ResponderEliminar
  12. @joão

    Sim, há essa variação acrescida - mas simula um caso bem real: quantas pessoas não ligam o PC para irem acederem à net o mais rapidamente possível?

    De qualquer forma, foi apenas *uma* comparação num único PC em particular... Como já foi dito, cada caso é um caso, e não me surpreende nada haver outros PCs onde o arranque seja feito mais rapidamente em cada um dos outros SO's.

    ResponderEliminar
  13. Aqui, num AMD Turion 64 bits, o Windows 7 Ultimate arranca bem mais depressa que o Vista que trazia de origem que até era o Home edition. Quanto ao Ubuntu... usava 9.04 num ext4 e sim, era mais rápido, mas agora com o 9.10 acho-o a arrancar ao mesmo nível do Seven. Demora é menos a ficar pronto a correr aplicações.
    No meu caso o Seven trouxe foi estabilidade, poupança de bateria e o fim (finalmente) aos BSOD e às esperas que o Vista tanto me habituavam!
    Mesmo assim... haja linux, pois navegar em segurança é tão bom!

    ResponderEliminar