2010/02/03

Hip Hop Compilador PHP

Se trabalham com PHP e têm que fazer um site capaz de resistir a milhões de visitas por hora... então é tempo de Hip Hop!

Não... não me refiro à música, mas sim ao compilador de PHP para C que foi impulsionado pelas necessidades do popular site Facebook que luta diariamente para conseguir manter a carga dos seus servidores sob controlo.

Portanto, da próxima vez que alguém vos disser que o vosso site em PHP é lento, atirem-lhe com este Hip Hop à cara... :)

13 comentários:

  1. Mas isto só funciona se o site estiver hospedado num servidor tipo servidores dedicados ou servidores em casa onde tenha-mos total acesso sobre o servidor. No caso de servidores de php onde se alojam normalmente os websites isto não é possivel, certo?

    ResponderEliminar
  2. Sim, o servidor terá que ter o compilador e/ou suportar o código compilado.

    ResponderEliminar
  3. "compilador de PHP para C"

    Não. É um conversor de código que transforma PHP em C++ e que este depois pode ser compilado e utilizado com um webserver específico.

    E respondendo ao comentário anterior. Eu diria que é uma solução tão costumizada que só serve ao Facebook.

    Se é preciso acelerar o PHP é usar APC + Memcached

    ResponderEliminar
  4. Da próxima vez que blogares só por blogar podias ter um bocado de trabalho, e ver NO SITE OFICIAL - que ainda nao existe codigo nenhum para isso.

    Antes de ripares posts de outro lado, so pra contar como mais um no blog, ve os FACTOS.

    No proprio site oficial - tem um link pro github que - advinha la? NAO EXISTE.

    Man, vocês a "NATA" da blogosfera nacional cada vez tao piores, o que interessa é o numero de posts. Continua assim o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. @falso

    Da próxima vez que também achares necessário perder um minuto a "reclamar", podias ler o post com atenção e verificar que não menciono em lado nenhum uma data para que este HipHop esteja disponível *imediatamente*. É um projecto em desenvolvimento, e estou simplesmente a dá-lo a conhecer: para que quem tiver interesse o possa seguir com mais atenção.

    Se no próprio site oficial não têm um link funcional para o github, queres que eu o invente?

    Quanto a considerares-me "nata" da blogosfera, obrigado pelo elogio - mas, se por cá andasses há mais que 5 minutos saberias bem que isto é algo que faço por gosto, e com o intuito de partilhar as notícias que acho dignas de destaque, e nada mais.

    Se induzi alguém em erro, peço desculpa - mas da próxima vez agradeço que, em vez de vir para aqui "barafustar" desta forma, use esses poucos segundos para fazer um comentário crítico mas de sentido construtivo e/ou informativo. Caso contrário, dirija os seus desabafos aos tais outros "lados" de onde supostamente ando a ripar sei lá o quê...

    ResponderEliminar
  6. Da proxima vez que me disserem que o php é lento, atiro-lhes o hiphop à cara, mesmo que nao exista!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. caro @falso...

    "With HipHop we've reduced the CPU usage on our Web servers on average by about fifty percent..."

    Portanto... para algo que não existe, parece ter alguns benefícios bem tangíveis.

    Agora se a questão é eles terem dito que o iriam disponibilizar na passada terça-feira, e agora ainda não estar disponível... isso já não é algo dependa de mim.

    ResponderEliminar
  8. "Com Death Metal Sinfónico reduzi a utilização do CPU em mais de 80%"

    Eu dizer isto, torna isto verdade?

    ResponderEliminar
  9. Olha caro Carlos, quero te só agradecer por teres publicado os comentários e não fazeres reject como a maioria do pessoal da blogosfera quando lhes tocam na ferida.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  10. @falso

    Por alguma coisa tenho no post o link para a fonte de onde tirei a citação do último comentário: é que está lá escrito, é o que *eles* dizem.

    Se quer acreditar ou não... isso -novamente- não me diz respeito; apenas retransmiti aquilo que eles disseram e que, vindo de um grupo de developers do Facebook, me parece merecedor de alguma credibilidade.

    Portanto, boas sinfonias e até à próxima...

    ResponderEliminar
  11. @falso

    Não acredito na censura, e a não ser que algum comentário seja mesmo de baixo nível ou ordinário, todos são bem vindos.

    Aliás, agradeço que me critiquem. Peço apenas é que o façam de forma civilizada e construtiva.
    (Para quem achar que tal não é merecedor do seu tempo, então que também não perca tempo a escrever "lixaradas". ;)

    ResponderEliminar
  12. Agora, se quiseres, prepara aí um email aos respectivos do Hip Hop que não estão a cumprir com o prometido, e eu assino por baixo, para eles não pensarem que podem gozar com o ppl! ;)

    ResponderEliminar