2010/03/17

Windows Phone 7

Aos poucos lá vamos ficando a conhecer mais detalhes sobre a nova plataforma mobile da Microsoft: o Windows Phone 7 Series.




Confirma-se que o interface é completamente original, e - por si só - será suficiente para atrair e afastar potenciais clientes: penso que vai ser caso do "adora-se ou odeia-se"!

Diz-se também adeus aos velhos métodos de instalação de programas nos Windows Mobile, à semelhança do iPhone todas as Apps estão agora unica e exclusivamente disponíveis via o "Marketplace." Há também a vantagem de todas as Apps estarem disponíveis em modo de teste, para que possam ser experimentadas antes de pagarem o que quer que seja.



Os programas comprados ficam associados à vossa conta Live, e podem desinstalar e voltar a reinstalá-los sempre que quiserem sem qualquer limite de downloads.

O multitasking, pelo que é conhecido até ao momento, está também ausente (no que se refere a ter vários programas "de terceiros" a correr em simultâneo) - à semelhança do que acontece no iPhone. No entanto, com o rumor que o próximo update do iPhone OS poderá introduzir esta possibilidade, é de crer que este Windows Phone 7 Series possa vir também a ganhar essa capacidade a curto prazo.


Outra área onde a MS parece dedicada a apostar em força é no segmento do entretenimento, com a integração do seu serviço Xbox Live nestes dispositivos. Será sem dúvida um factor que atrairá muitos dos actuais possuidores das Xbox 360.


Um dos maiores problemas é que estes dispositivos apenas estarão disponível no fim do ano (se não houverem atrasos imprevistos) - altura em que já teremos no mercado a próxima geração dos iPhone, e um Android mais amadurecido e ainda mais apetecível. Receia-se que, até lá, esta "novidade" do Windows Phone 7 poderá perder algum do seu encanto (mas compreende-se que a MS e os developers precisem de tempo para criar programas atractivos para esta nova plataforma.)


E por fim, confirma-se também que o HTC HD2 definitivamente não terá direito a uma actualização para este novo sistema (como já se suspeitava).

2 comentários:

  1. E sem copy paste tb. Ou seja, um WP7S é um iphone com 4 anos mas com UI bonito.
    Creio que a microsoft tenha feito a sua escolha.

    ResponderEliminar
  2. Sim, já tenho essa do copy-paste agendada para depois do almoço. :)

    ResponderEliminar