2010/04/27

Adeus Sony, Olá LG

Para provar que as minhas sugestões são mesmo para levar a sério, eis que não resisti à minha própria sugestão do Plasma LG 50PK250 FullHD que vos falei no outro dia.

Assim sendo, eis que ontem à noite, foi tempo de receber esta "prenda" em casa. :)


Depois farei uma análise mais detalhada a este plama, mas como se pode ver nas seguintes imagens já dá para notar a incomparável diferença (para melhor) nos nível de preto nas imagens.

À esquerda está a minha velhinha Sony de retroprojecção de 3 LCDs (1280x720), à direita o novo Plasma LG 50PK250 Full HD (1920x1080).



Depois de uma rápida "calibração" feita à pressa, fiquei contente por descobrir que este LG consegue fazer o pixel-mapping de 1:1 (sem redimensionar a imagem enviada pelo PC) e que não sofre de processamento de imagem intrusivo - em muitos aparelhos, como na minha Sony, é impossível desligar algumas coisas como o "edge enhancement" que causam halos sempre que haja uma transição preto-branco ou vice-versa.

Estando habituado aos LCDs, os Plasmas requerem um pouco de habituação e adaptação.

Os poucos minutos que deixei a imagem com o "desktop" do Windows enquanto afinava a imagem foram já suficientes para notar um dos inconvenientes dos Plasmas - a rentenção de imagem.
Mudando para um ecrã completamente preto, notavam-se já ténues "fantasmas" dos icons das pastas, etc.

Não é grave, desde que não deixem a mesma imagem estática durante horas... mas fica o aviso.

Aliás, este problema nota-se mais durante as primeiras dezenas de horas de uso. Quando o Plasma atingir as 100-200h de utilização, este efeito deixa de ser perceptível.
Nos foruns, há quem recomende a utilização de "DVDs de rodagem e burn-in" dos plamas, com conteúdos altamente variados que garantem que o ecrã tenha uma utilização distribuida por toda a sua área.

O próprio plasma tem vários modos de "limpeza" de imagem, que podem ser usados se por acaso alguma imagem ficar "queimada" no ecrã - muitos recomendam que tais modos sejam usados durante esta fase inicial, activando este modo depois de se usar o televisor e programar o sleep timer para o desligar ao fim de 1h de uso deste modo.

Portanto, durante a fase inicial é recomendado que vejam TV a ocupar o ecrã todo. Evitem filmes com barras pretas (utilizem o zoom para encher o ecrã), ou canais de TV com o logotipo permanentemente afixado.
A maioria dos canais estrangeiros já tornou os seus logotipos semi-transparentes para evitar estas situações, mas por cá ainda temos muitos canais que afixam o seu "emblema" como se fizesse parte do que se está a ver!

Como disse, tais cuidados serão apenas necessários nesta fase inicial, enquanto o painel está mais susceptível a este fenómeno.

Agora... só tenho que lhe dar uso, para rapidamente atingir as 100h de utilização e posteriormente fazer uma calibração mais "profissional" para ver até onde é que este plasma pode chegar. (Por agora, em comparação com a minha Sony RPTV... claro que a diferença é abismal. :)

Como resultado, a Sony foi despromovida para a sala "do povo", onde poderá continuar os seus dias como TV de uso "normal"...

(Sim, eu sei que me falta arranjar um suporte feito à medida para ficar a uma altura mais digna... :)

47 comentários:

  1. Eia, põe a Sony com um screensaver de uma lareira animada! Já está no sítio certo e está, dás ambiente à sala. ;)

    ResponderEliminar
  2. Ou isso, ou fazer um buraco na parede e passar os 40cm de espessura para apenas 5 e pendura-la tipo quadro. :)

    ResponderEliminar
  3. ahahahah

    e falta-te um suporte para o candeeiro :)

    usar um iphone para tirar fotos de negros é capaz de n ser a melhor escolha :P

    ja agora, q resolução faz como monitor externo?

    fico lixado qd estes LCDTVs n fazem mais de 800x600 assim jeitoso... pq qq coisa acima disso e' LIXO autentico

    ResponderEliminar
  4. @BUGabundo

    A minha Sony velhinha fazia os 1280x720 físicos 1:1, mas tinha ligeiro overscan (cerca de 10 pixels a toda a volta que ficavam "de fora" da área projectada) e tinha sempre um ligeiro sharpening que "assassinava" qualquer texto de computador "black on white".

    O LG faz 1920x1080 1:1, sem qualquer problema de distorções. É tal e qual um monitor.
    Sendo plasma, tem que se ter apenas em consideração a tal coisa da retenção da imagem: icons ou barras no desktop que fiquem sempre à vista poderão causar os "fantasmas burn-in".

    ResponderEliminar
  5. Um dia destes tenho de fazer o mesmo ao meu retroprojector CRT 44" (que é um mamute maior).
    Também gostava de ter tv HD lá em casa (e com tantos canais HD até é uma pena) mas sinceramente nunca apostaria no plasma. Apesar de teres exposto aqui bons argumentos e convincentes (mas com tantos procedimentos aqui descritos já desanimará alguns). Mas encanta-me mais as mais recentes propostas em LCD LED (e apesar da SamSung LED Tv ser um espanto de imagem... continuo Sonyista - a monolithic ui ui...)

    Foi um bom salto que deste! parabéns

    ResponderEliminar
  6. Faço das minhas palavras as do ArmPauloFerreira, embora eu não seja nenhum Sonyista :)

    Os LCD LED da Samsung Visualmente são o que gosto mais, esse LG que compraste no fds vou ver a imagem dele na RadioPopular na mesma altura que for ver o Iron-Man 2 ao cinema :)

    ResponderEliminar
  7. nem me fales em conteudo HD.
    faz me ca uma especie, percorrer os canais tds da Vodafone IPTV e ver apenas a BBC e um outro de desporto a ocupar-me a TV td!
    ainda bem q n vejo TV. oh TVHD rips ja em em 16:9

    ResponderEliminar
  8. @ArmPaulo

    Se fosse "ela por ela", também optaria por um LCD LED. Mas a questão é que a diferença de preço é ainda bastante significativa; e a nível da qualidade para filmes (a tal motion resolution e niveis de preto) os Plasmas ainda vão melhores.
    Claro que temos que ter atenção aos tais pormenores - e se, por exemplo, o objectivo fosse passar horas a jogar consolas ou coisas do género, aí já não recomendaria um plasma.
    Mas, deixa-me disfrutar disto mais uns dias que depois faço uma análise mais aprofundada. :)


    @Nasp

    Visualmente este LG está muito bem conseguido. Com a "moldura" bastante fina, e linhas bastante direitas (com botoes touch para não "estragar" a estética)
    1000x melhor que aqueles Samsung com um "buraco" na parte de baixo do ecrã! :)

    ResponderEliminar
  9. Bruno Fernandes27/4/10 21:16

    O sammy 50C550 tem a vantagem de ler dts (para quem usa a tv como leitor e fonte sonora) mas só se arranja na supersonido (690€). Devem andar 'taco a taco'.
    Quando puderes mede os consumos para comparar com as led :]

    ResponderEliminar
  10. Carlos,

    Por acaso era mesmo a LG que tinha uns LCDs com buraco (série Scarlet). :)

    ResponderEliminar
  11. Ooops! :)

    Mas pronto redimiram-se com o design razor edge deste meu novo plasma... ahemmm. :)

    Acabei de lhe dar mais 2h de uso e estou bastante satisfeito com ele, mesmo o conteúdo 720p até parece ter ganho nova resolução (o que de facto é verdade - a tal "motion resolution", que permite ver muito mais detalhes nas imagens em movimento. :)

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Acabei de tb comprar uma.

    Já fizuma calibração da imagem usando o assistente. Mas como sou noob nisto, gostava de ver os seus settings para experimentar na minha.

    Obrigado.
    MDS

    ResponderEliminar
  13. @Anónimo

    Por agora não será muito importante a calibração - e tal será apenas recomendado "mais lá para a frente". :)

    De qualquer forma depois publico os settings no artigo mais completo que estou a preparar sobre o aparelho.

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - Manuel Silva29/4/10 19:31

    Olá,

    Pois, talvez o melhor seja para já utilizar o settings no mínimo sem puxar muito pelas cores e usar a função eco.


    Obrigado, fico à espera do tal review...

    MDS

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,

    Parabéns pela aquisição. Sou o feliz contemplado com um modelo exactamente igual.

    No entanto, estou a ter uma dificuldade de ligação com o Media Center via HDMI. Consigo HDMI Video em perfeitas condições, mas não consigo audio via HDMI. Isto no meu Media Center, porque com o meu AppleTV e com a Box da Vodafone não tenho qualquer problema.

    Tiveste algum sintoma idêntico?

    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  16. @Rui Sousa

    Se funciona bem com o Apple TV, terá que ser algo a ver com o Media Center.

    Que placa gráfica é que utilizas?
    Algumas delas necessitam que se ligue um cabo internamente do "digital audio" à placa grafica, para enviarem o som pelo HDMI; outras nem sequer suportam o áudio; ou então poderá ser simplesmente uma questão de configuração...

    ResponderEliminar
  17. Boas,

    O meu Media Center é um MSI Live com uma placa gráfica NVidia 6150 LE integrada e uma placa de som Realtek ALC883.

    Já experimentei imensos drivers e não consigo por o HDMI audio a funcionar.


    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  18. @Rui

    neste link poderás encontrar alguns comentários que poderão ajudar.

    "Need to set passthrough audio to alsa:spdif to get HDMI audio"

    "upgrade your BIOS. The platform shipped with some old BIOS that has bugs in the audio connection. Also, you need to go into the BIOS and disable the 8 channel audio in order to let the AV Receiver takes over the audio processing "

    Poderá isto dar algumas pistas sobre o que se passa?

    ResponderEliminar
  19. Boas,

    Estou convencido que o problema é com o PC... no entanto vou tentar ligar lá outro PC/Portátil para esclarecer esta dúvida existencial.

    O problema passa por encaminhamento do Som para a porta HDMI, só não consigo identificar a origem do problema, se drivers ou mesmo eventualmente conflictos de IRQ's.

    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/5/10 15:39

    Boas,
    Como andava a precisar de comprar um tv nova aproveitei a sugestão e dei um salto até à rp. Confesso que a imagem nao me pareceu "excepcional", e fiquei muito surpreendido com a qualidade dos modelos LED.
    A minha dúvida é: É o plasma a tv indicada para mim( ou seja tv, filmes HD e jogos ) ou é melhor investir num LED? Relativamente aos preços dos LEDS teria de optar pelas 40".

    Obrigado pelo esclarecimento,

    Nuno

    ResponderEliminar
  21. Nas primeiras horas de uso fiquei um pouco assustado (mesmo sabendo que seria normal), pois poucos minutos de "desktop" ja deixavam alguns fantasmas numa imagem toda a preto... Mas agora, menos de uma semana de uso depois, esse efeito já está bastante reduzido, e ainda nem sequer cheguei às 100h "aconselhadas"...

    De qualquer forma, se pretendes jogar horas a fio, então aconselho-te um LCD para evitar qualquer tipo de chatice.

    A questão é sempre a mesma: procurar o melhor equipamento ao melhor preço.

    Neste caso estamos a falar de um plasma 50" FullHD por menos de 800€.
    Um LCD de 46" (normal) já vai para os 1200€.
    E um LCD LED 46" para os 1800€...

    Daí que... tenha que se optar.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo1/5/10 20:53

    Ok, só mais uma perguntinha. Tenho um toshiba a300-18a que só tem saida vga e a resolução máxima que consigo no ecrã po portatil é de 1280x800. A pergunta é, se o ligar à tv e desligar o ecra do portatil consigo mudar a resoluçao para 1920×1080? Ou a resoluçao é alguma limitação por parte da placa gráfica.

    Ty, Nuno

    ResponderEliminar
  23. @Nuno

    Por norma poderás utilizar resoluções superiores no "monitor/TV" externo.
    No caso desta LG, não tem entrada VGA, só mesmo por HDMI (via HDMI ou DVI.)

    ResponderEliminar
  24. Anónimo1/5/10 21:38

    Então e se usar a saida s-video e converter para rca? Dessa forma conseguiria? "http://i3.tinypic.com/6gcmvef.jpg"

    Nuno

    ResponderEliminar
  25. Sim, mas nesse caso ficas limitado às resoluções de "tv" normal (baixa-definição)...

    ResponderEliminar
  26. @Carlos

    Tive hoje a ver o modelo ao vivo e fiquei... impressionado com a bonita moldura do Plasma, fininha e que qualidade de imagem!! Comparável aos melhores LED

    Tive quase a comprar um.. só que por causa dos jogos estou um pouco indeciso ?

    A função primaria do Plasma será para TV (Meo BOX), em segundo lugar será para Media Center (htpc)) e só depois os jogos que jogarei nas melhores das hipoteses umas 7 ou 8 horas semanais.

    Pelas pesquisas que acabei de fazer a ideia dos Plasmas não serem apropriados para jogos está mais afastada, e até pode funcionar positivamente em termos "sociais" :)

    Agora existem muitos jogos verticais que jogo habitualmente, e também muitos filmes a 16/9 que nunca enchem o ecrã, e simplesmente detesto fazer zoom na imagem... :(

    Que achas ? Tenho 2 ou 3 dias para decidir antes que se acabe o sock :) Já experimentaste alguns jogos no teu ?

    ResponderEliminar
  27. @Nasp

    A imagem é excelente, quer seja em jogos ou em filmes/series HD (e até em canais "low def" se comporta bastante bem :)

    A questão do "burn-in" requer apenas alguma atenção na fase inicial, para que não haja abusos.
    Por exemplo, o desktop do meu PC media center tinha fundo completamente negro, com icons por todo o lado, e em poucos minutos ficavam a notar-se levemente; numa semana de uso já se nota que o efeito se reduziu - e já o "eliminei" optando por uma cor de fundo cinzenta.

    Os filmes com barras pretas não causam qualquer problema - tenho visto vários. O que convem evitar é mesmo coisas de "alto-contraste", tipo os icons estaticos num desktop preto.

    Jogos, experimentei só para ver se havia algum "lag excessivo"... e portou-se bastante bem: nada a assinalar. :)

    Hoje já forma mais umas valentes horas de "rodagem"; e amanhã serão outras tantas. ehehe

    ResponderEliminar
  28. Pois vou pensar seriamente em deixar de visitar o teu blog, n há guito que chegue :(



    Já cá tenho um Plasma destes em casa!!! :)

    ResponderEliminar
  29. António Fernandes17/5/10 23:11

    gostava de saber a vossa opinião sobre os pretos produzidos por este plasma! sei que provavelmente não é nenhum kuro mas... tendo em conta que é um modelo actual e nao 1 modelo em promoção pa despachar pq vai ser descontinuado, preocupo me mto com os pretos já que o plasma que tenho com 4anos até aborrece em ver um filme escuro ex: alien escuro passado no espaço e tal o espaço nao é preto é cinzento lol

    ResponderEliminar
  30. @António

    Melhor que isto, só mesmo modelos *muito* mais caros - do estilo LCDs com LEDs local dimming.

    Por outro lado, se foi bom o suficiente para convencer os tipos do THX... :)

    ResponderEliminar
  31. E essa review mais a fundo saí quando?

    Ando a namorar uma dessas para a sala de estar e mais pormenores são sempre bem vindos.

    ResponderEliminar
  32. @NA

    A review está em standby. Com a iniciativa do iPad e outros coisas que têm aparecido, há 3 ou 4 análises que têm permanecido em espera; o plasma, a câmara de vigilância, etc. :(

    ResponderEliminar
  33. Agora que já tenho mais de um mês de utilização do meu Plasma LG já tenho obviamente uma opinião mais formada sobre ele... e que deixo aqui no sentido de poder ou não ajudar na compra de futuros utilizadores :

    Utilizo essencialmente o Plasma para ver TV (IPTV MEO), e é mesmo a TV principal cá em casa. Excelente qualidade que também obviamente varia comforme a fonte.
    Infelizmente até dá para ver bem que serviços novos como este IPTV do Meo e a grande generalidade dos canais nem transmitem a 16/9 e ainda menos em HD. (e depois ainda vêem com essas TV em 3D que são completamente um grande desperdicio)

    Em relação aos fantasmas das imagens tão usuais nos Plasmas elas acontecem efectivamente mas não são problema até porque só se vêem bem perto do Plasma (menos de 1 metro) Mais longe torna-se dificil de ver, e claro que depois num novo canal ou numa configuração diferente os "fantasmas" acabam por desaparecer.

    Como a generalidade dos canais é em 4/3 são adicionadas às barras laterais para garantir que não temos às pessoas gordas (como muita gente diz estas televisões fazem às pessoas gordas) e é aqui que por exemplo ficam marcadas as linhas das barras pretas no ecrã, estas até mais visiveis depois se mudarmos para um canal em 16/9. E utilizando muito o 4/3 as linhas depois demoram bastante a sair :(

    E recomendado pois ver tudo em 16/9 ou sempre que possivél já que mais uma vez existem pouquissimos canais a transmitir nesse formato. O software de limpeza que o Plasma possui para estas situações apenas o utilizei nas primeiras vezes e a verdade é que não estou muito preocupado com isso.

    Em relação aos jogos e a ideia que os Plasmas não são bons para jogos, bom eu pelo menos neste modelo tenho que discordar porque eu gosto bastante de utilizar a minha wii,a xbox, e a xbox360 neste belo ecrã de 50"!!! :)

    Não existe lag nenhum e as cores são estupendas e muit vivas quer em HD 1080p no Halo 3 quer na Wii ligada por componentes e no Mario Galaxy. Nota + aqui!

    Em relação às ligações nada a dizer, certo que 2 portas HDMI é mesmo o minimo dos minimos hoje em dia.

    Ainda destaco os botões de toque do painel, e o sensor de energia que adapta a imagem conforme a luz ambiente que existe, chegando nalguns dos casos a poupar cerca de 15 a 20% de energia. (não testei ainda só digo isto pela informação que vejo).

    O som do Plasma também é bom mas para uma experiencia HTPC e para filmes em AC3 e DTS a compra de equipamente adicional é de todo recomendada porque obviamente é muito melhor.

    Em relação aos filmes chega o ponto mais negativo na minha opinião e que aqui pode influenciar totalmente na vossa compra já que principalmente em filmes mais "escuros" ou cenas mais escuras se a vossa sala for bem iluminada acontece que vemos demasiados reflexos no Plasma, tantos que torna-se dificil saber o que se esta a passar no filme. E quase que um espelho autêntico.

    A minha opinião aqui não é nada favorável, eu para ver filmes com o meu HTPC ligado tenho que eliminar completamente a luz natural, só fico com uma luz minima. :(

    Claro que este promenor não acontece e não é tão visivel a ver filmes de desenhos animados ou a ver desporto ou outro tipo de programas de TV. E mesmo só nas imagens PRETAS que surjem no ecrã. Portanto vejam bem isto antes de decidirem.

    Agora para jogar em HD e para ver o mundial em HD, o Plasma é optimo e aqui eu estou totalmente satisfeito.

    Só fico um pouco aborrecido com o espelho que ele se torna em imagens escuras :(

    ResponderEliminar
  34. @Nasp

    Boa review.
    A questão dos reflexos é bem pertinente. Eu, sinceramente, não dei por nada pois a minha sala não tem sequer uma única janela "destapada".
    É mesmo para ver filmes, tenho sempre a luminosidade controlada.

    Mas outro amigo que também comprou disse-me logo que tinha notado isso.

    É obrigatório arranjar forma de controlar a luz das janelas (venezianas, cortinas, etc.) para tirar o máximo partido deste (e doutros) plasmas e LCDs com vidro reflectivo. Senão, como dizes, em cenas escuras acabas por ter um espelho na sala.

    ResponderEliminar
  35. Boas, é possível colocarem mais opiniões vossas, é que queria comprar essa tv só queria eram as dúvidas dissipadas. Vejo alguns filmes, pode-se ver através de usb, e que formatos ? Tenho MEO e são os meus filhos que vêem mais bonecadas na sala ? a questão da luminosidade é mto pertinente... tenho janelas com cortinas mas deixam sempre passar alguma luz... e as duas HDMI são suficientes?

    ResponderEliminar
  36. @mARCELO
    A questão da luz será talvez a mais "complicada", especialmente se as janelas estiverem em posição que façam reflexo directo no ecrã.
    Mas, com cortinas, é sempre possível minimizar o inconveniente.

    Quanto aos HDMI, isso tem que ser analisado por cada 1. No meu caso tenho apenas o media center ligado por HDMI, e fica um "livre" para o que for necessário.
    Quem precisar mais, pode considerar outros modelos com mais entradas, ou um switch HDMI (de pref. com auto-sensing) externo.

    Quanto ao USB, este modelo não permite ler filmes via USB - daí o seu preço de combate (pelo menos na altura) - já que o painel plasma é o mesmo encontrado no modelo topo de gama, mas sem os "extras" de USB/ethernet desse modelo.

    ResponderEliminar
  37. Obrigado Carlos, o modelo que estou interessado é o 50PK350, e li algures que tem entrada de usb para ler filmes, sabes alguma coisa disso?

    ResponderEliminar
  38. @mARCELO

    Sim, esse modelo já aceita conteúdos via USB - mas não te sei dizer concretamente quais: no site referem apenas DivX HD, MP3, Jpeg.
    É uma questão de visitares os foruns e ver se também suporta MKVs ou outros tipo de ficheiros que utilizes.

    ResponderEliminar
  39. Há dias lixados... acabei de chegar a casa ligo o Plasma e este perdeu grande parte da sua luminosidade :(

    Tenho um linha horizontal que divide o ecrã ao meio, por baixo tudo ok, mas por cima a luz do Plasma está praticamente preta.

    Amanhã vou já tratar disso! Ainda bem que fiz a extensão de garantia com assistência ao domicilio da Radio Popular.

    O que me está a lixar mais é que tinha o fim-de-semana preparado para ver 3 ou 4 filmes. :(

    ResponderEliminar
  40. :(
    Espero que resolvam o assunto rapidamente. Vai dando notícias dos desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  41. Bem agora tenho um Plasma "novo" por dentro.

    Foi uma placa que foi a vida. O técnico substituiu-me completamente o painel de Plasma, tudo por dentro!!! Segundo ele não era preciso substituir tudo, mas como são modelos novos fazem isso praticamente em todas às reparações. É um modo de neste caso da LG analisar completamente o "esqueleto" do Plasma e averiguar situações.

    Não foi rápido, tive muitos dias à espera porque segundo a Assistência Técnica não tinham às peças disponíveis.

    Perguntei ao técnico porque é que a avaria aconteceu mas não recebi um resposta concreta, ele disse que neste modelo é a primeira vez que viu uma avaria destas, mas também salientou que o modelo era novo no mercado.

    ResponderEliminar
  42. @Nasp

    Ainda bem que está resolvido. Esperemos é que não volte a acontecer. :)

    ResponderEliminar
  43. Carlos já agora sabes se este plasma faz a passagem do som de HDMI até a saída digital optíca ? Ou já experimentaste uma ligação deste género...

    HDMI to HDMI (TV) then digital optic (TV) to digital optic (AV Receiver)

    Ando a procura e ainda n encontrei respostas... algumas tv sei que não fazem mantendo a separação 5.1

    ResponderEliminar
  44. @Nuno
    Não te sei dizer ao certo. Mas penso que não.

    Isso de fazer o "retorno" do áudio digital pelo HDMI penso que seja uma coisa mais recente - pelo menos, lembro-me de ver publicitado nas características de aparelhos mais recentes. Pelo que penso que, quando tem, eles metem mais um autocolante a fazer publicidade isso com pompa e circunstância.

    No meu caso tudo se processo "ao contrário"... vai tudo primeiro ao Amp AV, e de lá só sai 1x HDMI para a TV (e já nem uso áudio dela).

    Mas isto sou eu, que só vejo conteúdos do media center... :)

    ResponderEliminar
  45. Também me parece que não... estive a "vasculhar" no manual (p7) e segundo eles dá para fazer a passagem do 5.1 quando a fonte vêm da antena tdt, não dizem nada em relação ao HDMI.

    "DIGITAL AUDIO OUT SETUP
    Sending the TV’s audio signal to external audio equipment via the Digital Audio Output (Optical) port.
    If you want to enjoy digital broadcasting through 5.1-channel speakers, connect the OPTICAL DIGITAL
    AUDIO OUT terminal on the back of TV to a Home Theater (or amp)."

    Ainda vou mandar um mail para a LG precisava mesmo de saber isto, e não tenho como testar aqui em casa.

    ResponderEliminar
  46. boas, então como vão essas tvs. Vamos lá a ver se é desta q compro. a 50pk950 baixou mto de preço, penso seriamente nela ou na 47lv3550. o q acham ?

    ResponderEliminar
  47. O meu Plasma avariou outra vez! Agora e segundo o que pesquisei é a fonte de alimentação!!

    Por vezes não liga (vai dando estalinhos click on e off consecutivos) e quando liga vai abaixo, a imagem passados alguns minutos.

    A sorte é que o seguro que fiz na altura da compra, só termina em Maio deste ano (5 anos). Já telefonei para a assistência...

    Há também "kits" de reparação no Ebay para este problema que ao que parece é comum nesta serie de Plasmas da LG.

    ResponderEliminar