Microsoft acelera na navegação por voz, Google Maps no Android mais amigo das bicicletas, as críticas ao Facebook, e um Gmail ainda mais simples de utilizar.
Bing Mobile ganha Navegação por Voz
Enquanto o Windows Phone 7 se vai aproximando da sua versão final,a Microsoft parece estar a acelerar o passo e na sua nova Bing App para os Windows Mobile (os que existem "cá fora", como os HTC Touch e HTC HD) decidiu introduzir: navegação por voz!
Com o Google Maps a oferecer igual funcionalidade nos Android, e o Nokia Ovi Maps gratuito nos Symbian, o iPhone passa a ser o "parente pobre" - o único que que ainda não dispõe desta funcionalidade de nevagação por voz gratuita.
Vamos lá ver qual é a ideia da Apple... que ao se distanciar dos seus parceiros habituais, parece agora estar a ficar para trás neste tipo de funcionalidades.
Google Maps nos Android mais amigo das Bicicletas
E bem a propósito da notícia anterior, o Google Maps nos Androids vai ganhando cada vez mais funcionalidades, na qual se incluem rotas para bicicletas (o que, com os combustíveis, preços dos automóveis, e impostos, se torna cada vez mais numa proposta bem atractiva.)
Outras novidades interessantes, são a maior rapidez em conseguir navegar até um destino com apenas um par de toques no ecrã graças aos novos atalhos - e também a possibilidade de partilharem o vosso destino com alguém, para que os vossos amigos lá possam ir ter.
Novidades interessantes... e que por enquanto apenas poderão ser disfrutadas pelos utilizadores de dispositivos Android.
Google está a preparar o seu próprio "iPad"
Não é novidade nenhuma. O Android adaptar-se-á perfeitamente ao formato tablet, tal como a Apple fez com o iPhone OS no seu iPad. Tal como aconteceu o ano passado com os smartphones Android, estamos agora na "calma" que antecede a "tempestade" - daqui por seis meses é de crer que existam no mercado vários Tablets à escolha... e no próximo ano então... deverão ser tantos que o difícil será escolher entre eles.
Até lá espero que o Google consiga efectivamente gerir a crescente fragmentação do Android, por forma a não deixar descontentes todos os utilizadores que continuam a aguardar por actualizações para as últimas versões do Android.
(E em breve, podem contar com Androids nos vossos automóveis, nas TVs, etc...)
Críticas ao Facebook aumentam de tom
No entanto, não deixa de ser estranho como as coisas "mudam" de um mês para o outro: de uma coisa boa para uma coisa má.
Atenção que não pretendo estar aqui a defender (ou atacar) o Facebook.
Apenas considero que o Facebook não esteja a fazer nada que muitos outros "gigantes" têm feito (Google, Apple, Microsoft, etc.) - e que de um momento para o outro decidem "oferecer" um serviço e causar o encerramento de dúzias de empresas que oferecessem serviços similares "a pagar."
Quem for da época pré-Gmail lembrar-se-á certamente da quantidade de serviços de email pagos que existiam... e com muitos deles a desaparecerem após o Gmail ter sido lançado. (E agora com o Google Maps Navigation, as coisas tornam-se igualmente complicadas para as empresas de navegação; etc. etc.)
No entanto, não se pode negar que o Facebook tem "lixado" a privacidade dos seus utilizadores, como se pode observar no seguinte gráfico, que mostra a evolução da quantidade de informação "pública" por omissão no Facebook desde 2005:
Portanto, parece-me que não será questão de quem tenha ou não razão... mas sim o de cada um saber o que está em risco e ser livre de decidir pela sua própria cabeça.
Arrastar imagens para o Gmail
Depois de permitir arrastar ficheiros para os anexar a um email no Gmail, o Chrome ganha agora a possibilidade de arrastarem imagens para o corpo da mensagem.
... Mas, o que faz mesmo falta, é permitir arrastar ficheiros para dentro de uma janela de chat no Gmail, para enviar ficheiros para outros utilizadores! :)
A realidade parece-me só uma Carlos, e corrige-me se achares que estou errado:
ResponderEliminarO android está a ter mercado porque não tem real concorrência! A nokia é uma vergonha. O symbian não é real alternativa a nada, e o MAEMO, o OS com mais potencial da Nokia só existe em um telefone, dai que não se possa considerar uma alternativa.
Ora assim sendo, dadas as funcionalidades dos androids apenas os iphones são concorrentes. Mas se Androids há para todos os gostos e bolsas, os iphones não são bem assim. Dai o seu crescimento.
Pessoalmente já mexi em 2 androids, e não me convenceu! Prefiro mil vezes o iphone.