2010/11/01

Bug Horário no iPhone

Com o início de uma nova semana já com a hora de Inverno, muitos Portugueses com iPhones acordaram - ou melhor dizendo: não acordaram - para uma invulgar surpresa.

É que, apesar do iPhone ter actualizado a hora correctamente, o mesmo parece não ter acontecido com todos os que tinham alarmes definidos nos seus iPhones.

Ou seja, mesmo indicando a hora do alarme correcta, o mesmo tocou apenas 1h mais tarde - à hora "antiga".

Este bug já era conhecido, tendo acontecido o mês passado quando a Austrália mudou a hora... mas a Apple parece não achar que isso merecesse uma correcção imediata. Veremos que tal se comportam quando na próxima semana, com a mudança de hora a chegar aos EUA, milhões de americanos sentirem na pele o bem que sabe ficar na cama mais uma hora... por causa do despertador atrasado do iPhone.

Este bug acontece apenas com os alarmes já definidos na hora anterior - se criarem um novo alarme, ou até se simplesmente o editarem (adiantando/atrasando um minuto), o despertador tocará à hora pretendida.


Update: afinal é mais complicado. O bug mantém-se mesmo se editarem a hora, caso tenho o alarme em modo recorrente (tipo, de 2ª a 6ª). Só não afecta os novos alarmes definidos para uma única vez, ou definidos para todos os dias. Todos os outros estarão atrasados 1h.
Portanto, nesses casos, só vos resta regularem a hora para 1h antes. :(


De qualquer forma, não deixa de ser um bug demasiado básico para que se fizesse sentir após tantas "evoluções" do iOS... É caso para pensar, que raio de controlo de qualidade anda a Apple a fazer? :P

Update: os alarmes já estão a tocar à hora certa.

4 comentários:

  1. E bom saber isso! Para a semana muda a hora aqui.

    O ano passado tive um problema bastante mais chato (mas parecido).

    Tinha uma chamada de conferencia marcada no meu calendario do Google, com a hora daqui (Mountain Time). A hora mudou e o Google nao tomou isso em consideracao.

    Conclusao, faltei a chamada :o\.

    E um problema do caracas isto do Daylight savings time...ja nao basta termos timezones diferentes (algo que e virtualmente impossivel de se resolver - pelo menos com o conceito de tempo que utilizamos heheh)...

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  2. Para essas situações e outras é que a foi inventado o internet time. Infelizmente não pegou. Podem consultá-lo aqui. http://www.swatch.com/zz_en/internettime.html

    ResponderEliminar
  3. Anonimo,

    Sinceramente, nao compreendo como e que isto muda alguma coisa. Isto continua a ser bastante confuso porque parte do pressuposto que existem 1000 beats por dia e que SO e simples para quem esta no meridiano.

    Comparo isto a eliminar as timezones por completo e manter a mesma hora, tomando por base o GMT.

    Por exemplo, eu estou no Utah (GMT - 7) e os meus amigos em Portugal (GMT).
    Isto era a mesma coisa que agora assumir que so quem esta no GMT leva com as horas de 00:00 a 24:00 (como sempre as conhecemos - sendo o nascer do sol cerca das 8 da manha), enquanto que nos teriamos de nos adaptar e as "8 da manha" seriam escuridao completa, correspondendo as tipicas 1 da manha daqui.

    Nao me parece que o "internet time" resolva absolutamente nada e enquanto o mundo for redondo (ou o Sol / Lua estiverem na mesma posicao face a nos :oP) iremos continuar a ter o mesmo problema :o)

    ResponderEliminar
  4. Eu não disse que seria fácil. Até porque por alguma razão o sistema não pegou. :P

    Através de uma aplicação seria mais fácil converter as horas em beats e acertar, por exemplo, uma reunião para um determinado beat.

    Mas sim, seria a mesma coisa que eliminar os fusos horários.

    ResponderEliminar