2010/12/07

Google Chrome OS e Web Store

Mesmo com os atrasos, o Chrome OS começa a aproximar-se da realidade, e o Google revelou o que tem na manga.

Para começar, tornou o Chromium ainda mais rápido, graças ao novo Crankshaft para o motor javascript V8.

Sendo o javascript a linguagem que cada vez maior peso tem na internet, já sabemos que estas melhorias são sempre bem vindas.

Quanto à Chrome Web Store, passa a ser o ponto central para que os utilizadores encontrem as Apps (e extensões para o Chrome) de que necessitam.



Quanto ao Chrome OS propriamente dito, apenas chegará ao mercado a meio de 2011, mas o Google inicia desde já um programa piloto que disponibilizará o primeiro Chrome Netbook, o Cr-48 a algumas pessoas (só nos EUA, infelizmente.)
A ideia é disponibilizar um sistem integrado, simples de usar, rápido, que não chateia os utilizadores com updates, sempre ligado à internet, seguro (os blocos críticos de OS estão em firmware, e assinados digitalmente), mas ainda assim "amigável dos hackanços".

Parece-me tudo aquilo que eu esperava... vamos lá ver como é que o mercado vai reagir a esta nova geração de netbooks "always-connected" e com um sistema operativo light-weight, que promete ir ficando cada vez mais rápido... em vez de ficar cada vez mais lento como alguns outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)