2010/12/15

Novidades Google no Gmail, Voice e Mais

Contas Gmail Partilhadas

O Gmail passa agora a contar com uma funcionalidade que já existia no Google Apps: as contas partilhadas. Assim, torna-se possível dar direitos de acesso a uma conta gmail a várias pessoas; que poderão ler e enviar correio em seu nome sem terem que sair da sua própria conta gmail, com cada conta a poder ser acedida separadamente na sua própria janela - mas sem necessidade dos incómodos logout/logins.

Isto não só se torna útil para criar contas partilhadas por várias pessoas, como também simplifica a gestão de mútiplas contas de uma única pessoa (email pessoal e de trabalho, por exemplo).

Restaurar Contactos

Para quem já se viu em trabalhos por ter eliminado/adicionado contactos no Gmail e se ter arrependido, ficará agora mais satisfeito por saber que passa a existir uma funcionalidade de restauro dos contactos que permite voltar a ter as coisas como estavam há 10 minutos, 1 hora, 1dia, 1 semana.... ou até 30 dias antes!

Gmail no iPhone e Android mais Internacional

O Gmail nos Androids e iPhone passa a estar disponível em 44 línguas, e que incluem o Português (de Portugal e do Brasil.)




Integração Blogger e YouTube


E finalmente, passa também a ser mais fácil inserir vídeos do YouTube no Blogger, ou rapidamente criar um artigo  sobre um vídeo a partir das páginas do YouTube.


Ensinar os Pais

O Google quer dar uma ajudinha a todos aqueles que "desesperam" a explicar as coisas básicas aos pais (ou outras pessoas). Coisas básicas, mas que têm que ser ensinadas - já que ninguém nasce a saber como tudo funciona - mesmo se por vezes nos parecem "tão fáceis" que dispensam explicação.

Para isso criou o site TeachParentsTech.org, onde qualquer pessoa pode ver vídeos sobre como fazer coisas como: ver o email a partir de um smartphone, ou definir uma resposta automática no email durante as férias, ou até como mudar o ecrã de fundo do computador - assim como muitas outras coisas.




Google Voice chega ao iPad e iPod Touch

Pena que por cá ainda não esteja oficialmente disponível, mas... para quem tiver, o Google Voice está agora disponível no iPad e iPod Touch, para além do iPhone. Nesses dispositivos, é usada a funcionalidade click2call que redirecciona a chamada para qualquer um dos vossos telefones. E traz também algumas novidades, como uma nova opção de "do not disturb" quando não querem ser incomodados, assim como vários melhoramentos.


Google Voice Search Aprende Contigo

Enquanto por cá esperamos que a pesquisa por voz do Google reconheça português, na língua inglesa as coisas andam bem encaminhadas: o Google Voice Search passa a aprender com cada utilizador; significando que quanto mais o usarem, mais acertado se irá tornar.

Como sempre, é uma opção que poderão activar ou desactivar - para que ninguém pense que o Google está "à escuta" de tudo o que dizem; e está disponível para os Androids com versão 2.2 ou superior.

Portanto, se ainda não o fizeram, toca a actualizar a vossa App de Voice Search.

3 comentários:

  1. Estranho tentei fazer contas partilhadas e não funcionou...

    ResponderEliminar
  2. Só uma nota, o site do apoio às famílias é: http://www.teachparentstech.org, falta aí a "tech", esse nome e url não dão para lado algum.

    ResponderEliminar