2011/01/04

Eye Relax para Descansar os Olhos do PC

Se passam o dia em frente ao computador e por vezes nem dão pelas horas a passar, este Eye Relax torna-se numa ferramenta essencial para evitar problemas de visão a médio/longo prazo.


Todos sabem que não é nada saudável passar demasiadas horas consecutivas com os olhos focados no mesmo sítio; e basta exercitarem os olhos olhando para objectos mais distantes durante algum tempo.

Este Eye Relax é um pequeno utilitário, completamente configurável, que vos relembra disso mesmo: de fazerem uma pausa e tirarem os olhos do ecrã. O programa permite a criação de dois intervalos diferentes, um de curta duração (por exemplo, 60 segundos de descanso a cada 15 minutos), e outro de maior duração (por exemplo, 5 minutos a cada hora).
Os avisos podem ser visuais ou sonoros e todo o programa é altamante personalizável  (sendo até possível fazer com que o ecrã "desapareça" - para obrigar mesmo a que o utilizador descanse; sendo exigida uma password caso pretenda ignorar o intervalo.)

O Eye Relax é gratuito e está disponível para Windows em versão de instalação e versão portable.

5 comentários:

  1. ja tentei apps dessas duas vezes.
    uma ha mts anos ainda em XP, e outra ja em Ubuntu.
    Nunca duraram mais q 2 3 dias....
    no inicio ainda e' giro, ate fazes uns exercícios e tal.
    mas dps xegas a X horas e ele ja n te ker deixar trabalhar/brincar/passar tempo... e tu WTF...
    Começas a fazer ignore/snooze aos avisos, e ao fim de X dias ate te assustas com as horas q passas em frente ao PC, e com a diferença do tempo q apenas la devias estar.
    Soluçao: desinstalar, e ficar na ignorancia :D

    ResponderEliminar
  2. @BUGabundo

    Até podes fazer isso... até começares a notar problemas de visão. Depois garanto-te que passas a tratar os olhos com mais respeito. :)

    ResponderEliminar
  3. Fui recentemente a um oftalmologista porque reparei que tinha uma mancha vermelha no olho e fiquei preocupado.

    Fiz uns testes la e ele disse que estava tudo bem, tinha feito 1 pequeno derrame por causa de esforco (tinha estado muito mal disposto uns dias antes e vomitado o que causou a coisa)...

    De qualquer forma, ele disse-me que a minha visao que estava bem e questionei-o se devia usar oculos ou assim e ele disse "so se achares que te faria sentir mais confortavel para nao puxares tanto da vista porque, fora isso, nao ha vantagem nenhuma no teu caso" (e, pelo meu caso, eu entendo, casos onde as pessoas tem 1 visao normal).

    Expliquei-lhe que trabalhava em frente ao computador e assim e ele disse que nao altera nada usar oculos, que a vista se perde por ela mesmo (quer a usemos ou nao). Os oculos, neste caso, so serviriam para nao puxar tanto pela vista de forma a nao ficar com dores de cabeca (caso as tivesse).

    ResponderEliminar
  4. Sim, os óculos/lentes são elementos *correctivos* e não "preventivos".

    No entanto, o lembrete para descansar os olhos focando em coisas a outras distâncias, isso sim - evita que os músculos oculares fiquem "viciados" de tantas horas a olharem sempre para a mesma distância de forma contínua.

    ResponderEliminar
  5. João Sousa4/1/11 17:07

    Eu já reparei várias vezes que, quando tenho projectos que me levam a passar várias horas à frente do computador, nas horas seguintes os meus olhos têm "preguiça" nas mudanças de foco (por exemplo, ler um livro e olhar repentinamente para um ponto distante). Não duvido que parte da responsabilidade é o tempo prolongado à frente do computador - o resto da responsabilidade são "causas naturais", mais conhecidas por "velhice".

    Seja como for, eu aconselho sempre os meus clientes a fazerem intervalos ao fim de cada hora e não é só por causa dos olhos: são os joelhos, as costas, o pescoço, as mãos...

    ResponderEliminar