2011/02/02

Android 3.0 Honeycomb


O Google apresentou hoje a mais recente versão do seu sistema operativo "mobile", o Android  3.0 Honeycomb.

Concebido especificamente para tablets, com maiores áreas de ecrã e maior resolução, este Android traz algumas novidades. Por exemplo, o sistema de notificações foi completamente redesenhado.


As notificações podem agora ser widgets, com funções diversificadas, ao invés de simples "textos" estáticos.




Quanto ao interface, o Google parece finalmente ter percebido as vantagens da aceleração por hardware e este Android Honeycomb corre de forma mais fluida que nunca, graças ao novo RenderScript.



Foram demonstrados alguns jogos, demonstrando que os tablets actuais são bem capazes de competir com os gráficos 3D dos desktops de há uns poucos anos atrás. (Curioso vai ser ver como é que autonomia se comporta no meio de tudo isto...)

Outra das remodelações foi o interface da câmara fotográfica... que, convenhamos, realmente precisava de melhoramentos.
O novo interface é bastante mais atractivo e funcional... e espremos que seja transposto para os smartphones a curto prazo.

Por falar em câmara, o Honeycomb passa também a contar com videochat.

Outra das novidades é o Android Market na Web.

Ou seja, passam a poder gerir todas as vossas Apps, em todos os vossos dispositivos, a partir da Web... Algo que irá tornar desnecessário serviços como o AppBrain (ou no mínimo, menos apelativos.)
E sim, cada developer passa a poder personalizar a página do "produto" e até incluir vídeos - finalmente - e também já são possíveis as in-app purchases, compras feitas directamente de dentro das Apps de forma simples.

O novo market permite também que os preços sejam definidos em diferentes moedas para os diferentes países, e até piscaram o olho a uma "moeda virtual" do Google... Algo que o Facebook já começa a fazer com os seus "créditos"... e que não me surpreende nada que venha a ser algo comum num futuro a médio prazo...





[Imagens via Engadget]

4 comentários:

  1. Instalação de apps OTA já funka :)

    ResponderEliminar
  2. as notificações fazem lembrar as notificações do growl

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/2/11 22:10

    Basicamente agora o ios ja nao vai ter qualquer margem de manobra perante o android. Com a gui a serem exactamente iguais (2d hardware acelareted no OS)... O que vai distinguir vai ser mesmo o produto final....

    ResponderEliminar
  4. To Download.

    Onde é que o Honeycomb tem um um GUI "exactamente igual" ao iOS?
    Quando muito é mais parecido com o Windows Tablet.

    ResponderEliminar