Os rumores concretizaram-se, e assistimos a um momento histórico: a Microsoft a Nokia aliaram-se numa parceria estratégica que, para já, faz com que a Nokia passe a usar o Windows Phone 7 como plataforma principal.
É isso mesmo, estão a ler bem: a Nokia vai passar o Windows Phone 7 - algo que eu já tinha dito que seria a melhor opção para ambas as companhias (considerando o estado actual do mercado, e as dificuldades que ambas estão a ter), mas que continuava a ser visto como "impossível" por muitos.
Obviamente, a parceria implica também muitas mais coisas, procurando capitalizar ao máximo os pontos fortes de ambas as empresas.
A grande questão é: irá resultar?
Para ser sincero, acho que que ambas as empresas sabem perfeitamente que não se podem dar ao luxo de que não resulte!
Este acto desesperado demonstra bem isso - de que têm consciência de que não podem perder um único dia para que tenham "algo" para colocar no mercado, seja o que for, para começar a atrair clientes.
Se se lembram da análise ao Windows Phone 7 da LG, acho que a plataforma tem pernas para andar, e só tem a ganhar com a experiência da Nokia a ajudar. No entanto, vamos lá ver de que forma esta nova parceria preferencial afectará os restantes parceiros actuais do Windows Phone 7. Será que LG, Samsung e HTC usarão esta desculpa para "largar de vez" a MS e se focarem no Android? Ou será que irão jogar pelo seguro e manter-se em todas as plataformas "just in case"?
Sim, porque é melhor não subestimarem o Windows Phone 7 (ou um eventual novo projecto que resulte desta aliança)... Não cometam o mesmo erro que todos cometeram quando uma tal de Apple disse ir lançar um smartphone num mercado já saturado e dominado por gigantes. Aconteceu uma vez, pode voltar a acontecer a qualquer momento.
A grande falha do Windows Phone 7 é não ter - neste momento - equipamentos a baixo custo capaz de conquistar o público. Vamos lá ver o que a Nokia irá conseguir fazer, e... igualmente importante... quando é que o irá fazer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Hoje é o dia em que deixo de comprar só Nokia, se não deixar mesmo de comprar Nokia!
ResponderEliminarA Nokia morreu hoje.
ResponderEliminarEsse sacana dedsse CEO actuou como um cavalo de Troia da Microsoft. Basicamente descartou o Symbian, matou o Meego a nascenca e desbaratou o investimento feito pela Nokia no Qt pois nao vai poder ser usado para desenvolver apps para o WP7.
Ja para nao mencionar que a app store Ovi vai ser integrada na do WP7. Patetico!!
Basicamente entregou os melhores assets da Nokia a Microsoft.
A meu ver a Nokia acaba a assinar a sua certidão de óbito.
ResponderEliminarDou-lhes 1 ano para aceitarem o erro que acabam de cometer.
A M$ vai deixá-los pendurados.
Já está agendado lembrete para daqui a 1 ano vermos que tal correu isto... :)
ResponderEliminarNão concordo com as opiniões , os telemóveis com sistema operativo da Microsoft são bastante caros os telemóveis Nokia são baratos E assim dão a oportunidade de qualquer pessoa ter um e não ter de pagar muito (; e as empresas estavam muito más secalhar esta e a melhor opção
ResponderEliminarO Symbian apenas precisava de um novo UI e adaptações rápidas além de processadores mais rápidos e RAM para voltar a ser competitivo.
ResponderEliminarA Nokia ainda é a líder a nível mundial na venda de Smartphones e o Symbian o SO com maio quota de mercado.
Só o Nokia N8 vendeu mais que todos os WP7 juntos.
Qual a vantagem para a Nokia em adoptar o WP7???
Grande m****. Estava á espera de ver o que a Nokia ia desenvolver e acontece isto. Não gosto do Android, nem do iOS e WP7 é estupidamente limitado. Agora não há nada por que possa esperar que chegue a Portugal e de que goste. Se ao menos WebOS chegasse cá.
A mais poderosa empresa de software do mundo une forças com o maior fabricante de telemóveis do mundo.
ResponderEliminarSerão sem dúvida uma força a ter em conta e estou curioso para ver os produtos que vão surgir desta união.
Embora actualmente esteja bastante satisfeito com o meu android, sou totalmente a favor da diversidade de SOs e de dispositivos, apesar dos CEOs me tentarem convencer do contrário.
As acções da Nokia cairam hoje cerca de 15% com o anuncio.
ResponderEliminarA resposta do mercado foi má, e segundo vários analistas, a resposta dos consumidores também será, sendo o mais provável a migração para android.
Claro que isto é um terreno muito imprevisivel e só o tempo dirá o resultado
Esta é a solução perfeita para ambas as empresas.
ResponderEliminarA Nokia tem finalmente um SO capaz de estancar a perda de quota de mercado, depois de anos de paragem tecnológica. Se não conseguiram até hoje, não seria agora que iriam lançar um sistema revolucionário.
E a Microsoft tem finalmente uma grande base para colocar o seu SO de forma a tornar num sistema apetecivel aos programadores. Só assim poderá recuperar o atraso que tem em relação ao iOS e Android.