Há quem já tenha tido oportunidade de meter as mãos na versão "preview" do novo OS X Lion que irá chegar aos computadores Apple daqui por alguns meses, e os resultados parecem ser positivos.
Assistimos à integração de muitas coisas que foram aprendidas com o iOS e que transitam do iPhone e iPad o sistema operativo "desktop", e à utilização ainda mais intensiva de gestos multitouch para gestão dos vários programas em execução.
Igualmente interessante é a funcionalidade que faz com que todos os programas guardem automaticamente os documentos enquanto se trabalha, com acesso às múltiplas versões editadas.
A nível de conectividade, o AirDrop permite transferir ficheiros via WiFi mesmo sem existência de um hotspot WiFi ou router (espero que funcione em simultâneo com uma ligação WiFi já existente - à semelhança daquelas experiências da Intel que permitiam que uma placa WiFi estivesse ligada simultaneamente a duas redes diferentes.)
Há também indícios de que o OS X Lion poderá permitir múltiplas sessões remotas, mesmo quando outra pessoa está a usar o computador - fazendo com que um único computador possa estar a ser utilizado por múltiplas pessoas. (Estão a imaginar um só computador a ser usado através de 3 ou 4 iPads e iPhones? Parece-me bem... :)
Estas e muitas mais novidades fazem com que este OS X Lion tenha muitos atractivos para que ainda mais pessoas ponderem dar o salto do Windows para o OS X.
[via Engadget]
Parece que o Lion trará a versão Server integrada. Isto parece-me interessante, principalmente se eles mantiverem os preços ao nível do Snow Leopard, ou pelo menos abaixo dos 50 euros. Imagino que vai haver por esses ateliers muitos Minis promovidos a servidor.
ResponderEliminarhum... sinceramente duvido um pouco... o snow leopard server são cerca de 500eur.
ResponderEliminarO snow leopard são 30 ou 40€ para quem já tem licença legal do leopard (ou parecido)...
ainda estou a achar um pouco "estranho" esta integração server/client mas vou esperar para ver!
Todo o Lion está com um desenvolvimento soberbo e se chegar ao mercado a bom preço, será muito bem recebido.
ResponderEliminarO Lion parece-me ser um sistemo operativo a comandar a mutação do conceito informático da Apple para algo muito interessante (a junção de várias experiências torna-se realidade ao chegar ao 10.7).
@ João Sousa: Tem sim a integração do que seria o Lion Server. Uma óptima noticia e que fará imenso pelo OS X pois dará muito e imenso poder aos utilizadores e grupos de trabalho. os minis já eram promovidos a isso mesmo. Mas parece-me que o que vai suceder é ver qualquer Mac a poder dotar dos serviços que o Mac OS X Server 10.x muito bem dotava. É muito interessante e penso mesmo que qualquer sistema operativo vai seguir este conceito.
Eu alimento uma suspeita acerca desta nova habilidade: o desenvolvimento de algo como iTunes Server para o iTunes (finalmente). Vamos esperar para ver...