2011/03/13

iOS 4.3 com Nitro só no Safari

Uma das grandes novidades da actualização para o iOS 4.3 era o novo motor Nitro que prometia tornar o javascript mais rápido que nunca. E... verdade seja dita, concretizou-o.


O que não se compreende é porque motivo esse ganho não foi sentido em todo o lado.
Houve alguém que se lembrou de testar o desempenho em javascript quando estamos a usar o browser do iPhone e compará-lo com o que obtemos quando executamos a mesma página directamente do homescreen em modo de ecrã completo via atalho, ou usando o "webview" que implementa a funcionalidade de browser dentro de outras Apps.


Em todas as situações, o desempenho de javascript leva um decréscimo abismal, passando a demorar mais do dobro do tempo!

Espero bem que isto seja um mero bug que será prontamente corrigido pelo Apple. Pois, se o que se passa é começar a limitar artificialmente as WebApps para que se tornem menos atractivas quando não são executadas no browser... começamos a entrar em caminhos perigosos.

Nem sequer podem argumentar que o fazem apenas nas "webviews" em Apps de terceiros, pois a funcionalidade de browser em full-screen, através da criação de atalho na homescreen é algo que é feita pela própria Apple.

Por este andar, qualquer dia começamos mesmo a ver a Apple a implementar blacklists para não nos deixar visitar certos sites que não "lhes apeteça"...

Vamos esperar por mais desenvolvimentos.

3 comentários:

  1. Levantas aqui algumas "bicadas" que são algo injustas. Se o iOS4.3 trouxe novidades e sendo uma delas o Nitro no Safari mobile, é de bom tom intender que as Apps que têm internamente uma porção do browser, ainda não tenham a nova programação e que isso acontecerá somente depois de as aplicação terem acesso aos melhoramentos e que lancem novas versões das Apps.
    Esses apontamentos fariam sentido se depois da evolução se mantivesse a lentidão. No momento parece-em cedo para tanto alarme...

    ResponderEliminar
  2. @ArmPauloFer

    Até poderia aceitar isso... *SE* isto se verificasse apenas nas Apps de terceiros. No entanto, como referi, quando adicionas um "shortcut" à pagina principal, continuas a usar exclusivamente o Safari, pelo que se torna difícil estar a justificar esta "lentidão".

    Mas como disse, espero sinceramente que isto tenha acontecido apenas por engano... pois seria vergonhoso ver a Apple recorrer a estas tácticas.

    ResponderEliminar
  3. Bom... nesse caso já é mais esquisito então... no webview faz sentido mas nos shortcuts do Safari (botão pseudo-app) realmente... deve ser um bug mas que é estranho é.
    Contudo, o meu 3G não tem direito a estas "modernices"... eh eh eh (shiuf, shiuf, shiuf).

    ResponderEliminar