As velocidades de transmissão de dados não páram de aumentar, ainda "há pouco tempo" considerávamos um luxo poder navegar pela internet com uma linha RDIS a 64Kbits (ou usando 2 ao mesmo tempo, para uns "alucinantes" 128Kbit/s), e actualmente já achamos normal - ou até mesmo indispensável - uma ligação de 8Mbits ou superior.
Com a chegada da fibra, já temos em nossas casas velocidades bem superiores, de 20, 30, 50 e até 100Mbits - mas nos laboratórios, as coisas vão ainda mais avançadas. Que os digam as equipas que têm enviado dados a uma estonteante velocidade de 100 Terabits/s!
E não se pense que foi apenas enviar uns dados de um lado para o outro do laboratório: esta velocidade foi atingida enviando dados por mais de 160Km de fibra. Um feito notável, e que nos demonstra que as velocidades da internet que chegam a nossas casas têm ainda muito pela frente... :)
Para terem ideia da quantidade que isto representa: estamos a falar de mais de 12 Terabytes por segundo; o equivalente a transferirem mais de 2900 DVDs por segundo!
(Vai ser bom para se poderem fazer backups para a cloud - ou melhor - com velocidades destas, quem é que precisa de ter discos em casa? ;)
2011/05/02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu diria mais: com velocidades destas quem precisa de ter pcs em casa (chrome OS, anybody?)
ResponderEliminarCarlos, claro que vais continuar a precisar de ter discos em casa. Já viste o que era teres tudo na cloud, e de repente precisas de ter o documento XPTO e vais tentar aceder a ele e pumba "User blocked by PUA" :)
ResponderEliminarEu ainda nem consigo uma ligação estável a 2Mb e já há fibra a 1Tb?! Estou para ver quando é que Zeynal me deixa umas raspas de fibra para ter a ligação ao menos a 12Mb...
ResponderEliminarTerabits não são Terabytes!!
ResponderEliminarDe qualquer modo são 12.5 GigaBytes, o que é muita fruta.
A malta tem a mania de confundir os bits com bytes e depois vêm anunciado nas operadores fibra 50Mb e pensam logo, 50 Mebabytes/seg... Treta, dividam por 8!
Para quem foi tão picuinhas por causa de uma divisão por 8 errar por um factor de mil não te fica nada bem
ResponderEliminaré 12,5 TB/s