2011/06/11

Bitcoin - Dinheiro Digital


É fácil descobrirmos quando uma moda digital underground se começa a tornar séria - pois basta começar a ouvir as reclamações: como é o caso do Governo dos EUA que quer acabar com este Bitcoin.

Em que consiste então esta crescente ameaça que já se torna preocupante para alguns governos?

O Bitcoin é uma moeda digital encriptada open-source e peer-to-peer (P2P) que tem sido usada por uma crescente comunidade de "geeks" e demais habitantes do ciberespaço. A grande diferença em relação às moedas nacionais, como o dólar ou o euro, é que é completamente descentralizada e fora do controlo de bancos e governos estatais.

Para garantir que não há abusos, este Bitcoin recorre a avançados sistemas de encriptação que garantem o seu funcionamento e a anonimidade dos seus utilizadores. Afinal, tratando-se de dinheiro digital, há que implementar medidas que garantam que não se possa fazer uma cópia do dinheiro Bitcoin que têm, para voltar a gastá-lo novamente noutras operações.

Isso é feito através da manutenção de um histórico que identifica de onde vem e para onde vai cada bitcoin (de forma encriptada, para que a identidade dos respectivos seja "pseudo-privada").
Ou seja, se enviarem um bitcoin - com a sua identidade única - para alguém, o receptor irá notificar a rede bitcoind dessa transação para ficar identificado como o novo e legal dono deste dinheiro. (E assim impedir que o anterior dono o possa usar novamente noutra transação.)

O processo está bastante bem pensado (e por isso mesmo se torna alvo dos interesses governamentais, em acabar com ele antes que se expanda ainda mais).

As vantagens são imensas: permitindo fazer transações online de forma segura e anónima... mas peca também por não ser fácil transformarem estes bitcoins em dinheiro "normal". Seja como for, é um primeiro aviso de como um projecto comunitário open-source tem o potencial para poder desestabilizar os poderes instituidos... E quando se fala de dinheiro, onde tantos interesses existem, bem se percebe o terror com que muitos olharão para este bitcoin.

[Actualização: há também quem argumente que é uma ideia idiota...]

4 comentários:

  1. Acho que o grande problema para o governo americano reside no anonimato dos utilizadores, permitindo a criminosos (traficantes, terroristas, corruptos, etc) possam transaccionar anonimamente.

    ResponderEliminar
  2. gastei 88 euro e comprei 19 bitcoins :-)
    3 dias depois vendi por 110 euro.

    se nao tivesse vendido, hoje poderia vender por 228 euro.

    enfim...

    ResponderEliminar
  3. de geeks? pois mas esses geeks são os vossos patroes milionarios, gentinha....

    ResponderEliminar
  4. tambem ja ganhei alguma coisa com isto.

    http://bitcoin-portugal.com

    ResponderEliminar