2011/06/15

Google com Pesquisa por Voz Imagem e Mais

O Google inspirou-se nos melhoramentos que tem feito nos dispositivos móveis e trouxe agora muitas novidades para a pesquisa nos desktops. Pesquisa por voz, por imagem, e navegação instantânea para as páginas dos resultados são algumas das coisas que poderemos começar a utilizar desde já (embora muitas delas ainda estejam limitadas a quem usa o google.com em inglês.)

Pesquisa por Voz


Não será novidade para quem já usa o Google no seu Android ou iPhone, mas a partir de agora, o símbolo do microfone surgirá também na versão desktop, permitindo efectuar pesquisas por voz.




Pesquisa por Imagens


Depois de já nos ter apresentado o Google Goggles - o sistema de reconhecimento de imagens que até resolve o Sudoku - o Google traz essa mesma experiência para a web permitindo pesquisar por imagens.

Passa a ser possível arrastar uma imagem para a search box, enviar uma imagem do nosso computador, ou simplesmente colocar o url da imagem no Google Images para que esta seja pesquisada.

Podem ainda utilizar extensões para o Chrome e Firefox que adicionam a opção de pesquisa a qualquer imagem clicando nelas com o botão direito.




Resultados Instantâneos

Sabendo-se que ninguém gosta de esperar para que uma página surja no seu browser, o Google levou o conceito de resultados instantâneos ainda mais além com este Instant Pages.

Esta técnica faz com que o primeiro resultado da vossa pesquisa seja previamente carregado e processado enquanto ainda estão a olhar para os resultados... Permitindo que, quando carregam no link em questão, a página seja apresentada de forma imediata sem qualquer tipo de atraso.

Por agora disponível apenas nas versões de desenvolvimento do Chrome, esta funcionalidade deverá chegar ao público nos próximos meses (e não se encontra limitada aos resultados nas páginas do Google, os web developers poderão também usar este prerender para acelerar a navegação nos seus sites.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)