2011/06/28

Tracking de Pessoas Feito em Portugal

Mais um excelente exemplo do que se faz em Portugal, e que até impressiona o pessoal "lá de fora". Este projecto BIPS foi desenvolvido pela Around Knowledge, e permite analisar padrões de movimento de pessoas, tanto no exterior como no interior de edifícios.

Esta análise é útil para inúmeros efeitos, desde a análise dos movimentos dos visitantes de um shopping à movimentação dos clientes no interior de uma loja, ou até perceber de que forma os recém chegados a um hospital ou aeroporto se movimentam - permitindo optimizar a sua eficiência (para além de poder servir ainda como sistema de detecção de movimentações suspeitas.)

A novidade deste sistema é a de dispensar o uso de qualquer tipo de equipamento especial pelas pessoas; já que a sua localização é determinada usando aquilo que praticamente toda a gente tem hoje em dia: um simples e vulgar telemóvel.

Usando os sinais RF (GSM, WiFi, Bluetooth, CDMA, etc) que são emitidos pelos smartphones, e usando receptores especiais colocados nos locais a analizar, o BIPS consegue fazer o tracking da movimentação das pessoas, sem que estas tenham que fazer seja o que for - não há necessidade de carregarem aparelhos especiais, activarem opções nos seus telemóveis, ou instalarem Apps específicas.




As questões de privacidade ficam salvaguardadas pelo facto deste sistema não saber "quem é quem", mas simplesmente saber por onde andou cada "telemóvel", de forma anónima.

Um conceito simples... mas eficaz. E que já valeu à Around Knowledge um prémio de 100 mil euros, e um convite para fazerem uma apresentação no MIT.

A Around Knowledge está em fase de crescimento e tem estado a contratar developers; pelo que, se se identificam com estes (e outros) tipos de projecto... podem sempre contactá-los e ver no que resulta.

2 comentários:

  1. Estou envolvido num projecto/empresa que venceu recentemente um concurso de ideias... Cujo uma das componentes é semelhante à apresentada. Também existe o tracking, embora associado a outras funcionalidades e não feito pelo mesmo método, recurso aos telemóveis.

    Este tipo de iniciativas são sempre de saudar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. As questoes de privacidade sao SEMPRE postas em causa neste tipo de situaçoes, ate pk nos hospitais por exemplo deixa.mos la o nosso nome na inscriçao com data ate ao segundo assim como knd faze.mos uma compra num shoping! É relativamente facil saber kual o imei ou pelo menos o modelo do aparelho localizado. Tenho a impressao k isto nao deveria ser chamado "Tracking" mas sim STALKING !

    ResponderEliminar