2011/07/27

Boot 2 Gecko


O conceito de um equipamento que tenha o browser como elemento principal não é novo (e é algo que eu posso ter o orgulho de vir a defender há vários anos - muito antes do Chrome OS ser sequer uma possibilidade). E agora, é a Mozilla que entende que esse poderá ser o caminho a seguir (e sendo criadores do Firefox, ningém melhor que eles para saber as suas potencialidades), com este seu projecto Boot 2 Gecko.

O "gecko" é o motor responsável por interpretar e representar o conteúdo HTML no Firefox (tal como o WebKit o faz no Chrome e Safari), e considerando-se as capacidades cada vez mais alargadas das WebApps, torna-se evidente que para muitas situações, se possa ter um computador/tablet/smartphone que funcione totalmente sobre esta plataforma - algo que o Google tem prosseguido com o Chrome OS - e que agora terá a companhia deste Boot 2 Gecko da Mozilla.

A ideia será acelerar a criação de APIs que permitam aceder ao hardware a partir do browser (câmara, telefone, etc. etc) e assim permitir a criação de um sistema operativo completo totalmente assente em tecnologias "web".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)