2011/07/28

DIDO - O Wireless Impossível


Já todos estamos habituados a que nas comunicações wireless, quantas mais pessoas usam o mesmo sinal WiFi, ou célula 3G, mais lento se torna a velocidade de acesso. No entanto, eis que alguém vem agora dizer que tem um sistema que permite que múltiplas pessoas possam usar a mesma rede wireless, e todos eles tendo acesso simultâneo a 100% da largura de banda!

É isso que promete este DIDO, e que só não é imediatamente atirado para a gaveta das ideias impossíveis por ter um criador que tem no seu currículo a criação do Quicktime da Apple, e o WebTV que vendeu à Microsoft em 1997 por 500 milhões de dólares, e que actualmente está envolvido em projectos como o OnLive.

Steve Perlman diz que este sistema usa fenómenos electromagnéticos que ainda não são bem compreendidos, mas que o que é certo é que permitem transmissões várias ordens de grandeza superiores às que seriam teoricamente possíveis.

Perlman diz que este sistema foi concebido para ser implementado comercialmente e não apenas como "experiência de laboratório". Longo alcance, baixa latência (1ms), gastando menos energia, e ainda por cima barato - parece-me ser um daqueles casos de ser bom demais para ser verdade - mas, vamos acreditar que é mesmo assim e que estamos prestes a assistir a uma nova revolução wireless! (E chega no momento certo, em que se começa a reaproveitar o espectro que estava reservado às transmissões de TV analógica).

Sem dúvida que se pode imaginar o potencial que uma tecnologia destas teria para serviços como o OnLive, permitindo que todo o processamento fosse feito remotamente, e os resultados enviados via streaming para os utilizadores - não só no caso de jogos mas.... para tudo o resto também.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)