2011/07/19

SpiderOak - um Dropbox Seguro


Com as recentes polémicas do Dropbox, poderão existir utilizadores que não estão dispostos a confiar num serviço onde os funcionários possam ter acesso aos seus dados. Felizmente, existem alternativas que poderão servir até para os mais "paranóicos" que ainda assim estejam dispostos a usar a cloud para sincronizar os seus dados.

Apresento-vos o SpiderOak, um serviço semelhante ao Dropbox, mas que oferece algumas diferenças significativas. Desde logo, em vez de permitir a sincronização de uma única pasta "dropbox", permite que escolham e configurem que pastas e ficheiros serão sincronizados.

Mas, a sua real vantagem encontra-se na parte técnica, já que este SpiderOak utiliza dados encriptados localmente que fazem com que, do lado deles, nem sequer tenham possibilidade de aceder aos nomes dos vossos ficheiros. Nem sequer a vossa password é alguma vez enviada para o serviço... o que garante que não poderá ser comprometida por falha deles (claro que isso não invalida que possa ser comprometida por uma falha vossa; mas isso... é mais difícil de resolver. :)

Nas contas gratuitas têm acesso a 2GB de espaço - que pode ser aumentado através do uso de "referrals" se convidarem amigos (1GB de espaço extra por cada amigo - tanto para vocês como para eles :)

Pessoalmente, continuo a preferir o Dropbox... mas, para quem não quiser arriscar que vejam os seus dados, têm aqui uma excelente alternativa. O SpiderOak tem clientes disponíveis para Windows, Mac e Linux.

11 comentários:

  1. Eu já experimentei todos e realmente o dropbox em termos de velocidade e leveza bate tudo.

    ResponderEliminar
  2. Entao e continuas a preferir o dropbox pk?

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    O Dropbo continua a oferecer um sistema que acho mais agradável e menos intrusivo.
    Não quer dizer que este Spideroak não seja interessante, mas... são preferências.

    ResponderEliminar
  4. Epah e quem me ajuda??
    Não existe algo igual ao dropbox, mas que só trabalhe ao nível de uma rede local?!?!
    Tou a falar dum soft q quando apago um ficheiro de um lado apague no outro automaticamente e instantaneamente, tal como acontece com o dropbox...

    ResponderEliminar
  5. Carlos Silva19/7/11 11:20

    Já fui cliente pagante do spideroak mas acabei por desistir por diversas razoes: tem um bug grave com a sincronização entre Mac osx e Windows de ficheiros com caracteres portugueses dado que duplica o ficheiro em vez de os sincronizar. Reportei esta situação ao suporte e eles nunca resolveram este a situação. Existem mais pessoas a reportar este problema e nem se dão ao trabalho de responder.

    ResponderEliminar
  6. Carlos Silva19/7/11 11:21

    O outro problema que me fez desistir foi o facto de não ser possível configurar a directoria de trabalho do cliente (fica sempre debaixo da dir app do user do Windows). Esta limitação origina que não seja possível correr o spideroak no eeepc 701 porque tem uma drive c muito limitada a nível de espaço livre e o spideroak tem uma bd sqlite que acaba com todo os espaço livre.

    ResponderEliminar
  7. ... e o SugarSync, ninguém fala dele.

    Para mim é de longe o de mais fácil utilização.

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo, o que precisas é de um software que simplesmente sincronize as coisas localmente sem usar um servidor externo (como o dropbox). Podes usar o GoodSync por exemplo.

    Em relação ao tópico, eu também acho que o Dropbox é o melhor. Continuo a usá-lo no meu dia a dia para pequenos ficheiros. Para backup de informação mais sensível uso o Wuala. É mais seguro e tenho lá muito espaço.

    ResponderEliminar
  9. Eu uso o SugarSync e estou satisfeito, uso em Windows XP e Android. Dá para sincronizar quantas pastas quiser, tem arquivo onde posso manter pastas ou ficheiros apenas no servidor e tem opções dedicadas para ficheiros de imagem e audio. Tenho um Eee PC e uma ligação também «limitada» no entanto o programa é rápido nas sincronizações bem como no streaming de audio. Boas escolhas.

    ResponderEliminar
  10. Já agora depois de uns convites enviados já tenho quase 10GB numa conta gratuita, www.sugarsync.com/referral?rf=wyn58an57eq9
    Boas sincronizações.

    ResponderEliminar
  11. Tenho de avaliar melhor, mas estou a considerar migrar as pastas do dropbox para o meu Synology através da cloud station.

    Na verdade não encontro desvantagens, para além do facto de não ter um backup offsite e dos custos mensais altos se tivermos em conta o custo de aquisição (server+disco).

    Tirando isso:
    -É muito rápido (a limitação UP/DOWN é do teu serviço de net).

    -Sem limites de espaço (ou melhor, o teu espaço em disco).

    -Interface para PC/MAC/iOS/ANDROID.

    Para tugas, o meo cloud parece-me uma opção muito válida também.

    ResponderEliminar