2011/08/29

Brincar com Robots Virtuais


Para muitas pessoas, o fascínio pelos robots é algo que vem desde criança e o desejo de brincar e fazer experiências com eles é um sonho que - muitas das vezes - não se pode concretizar pela ausência da "hardware" necessário.

Por isso, hoje trago-vos um software que nos permite brincar com todo o tipo de robots sem que seja necessário gastar um cêntimo que seja: o V-REP (Virtual Robot Experimentation Platform).

Este V-REP é uma plataforma virtual de experimentação robótica que oferece um campo de trabalho  praticamente ilimitado, como podem ver no seguinte vídeo que demonstra algumas das suas capacidades:



E não pensem que este V-REP está limitado ao "virtual", uma vez que pode ser facilmente interligado a coisas bem reais, como Wiimotes e Webcams, como se pode ver neste exemplo de um labirinto manipulado por um robot virtual, mas controlado por um Wiimote e webcam bem reais.




Portanto, se pensam se alguma vez tiveram ideias sobre como criar robots melhores que aqueles que vêem na TV e Internet, nada como meter mãos ao trabalho e testarem os vossos projectos neste ambiente virtual. Quem sabe... ainda podem acabar por ensinar umas coisas à NASA e criar um robot para ir a Marte melhor que o que eles têm. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)