2011/08/06

Do Sofá aos 5Km em 9 Semanas


Porque para se poder usufruir da tecnologia convém estarmos de boa saúde, hoje venho desafiar-vos a levantar o rabo do sofá e fazerem algo por isso de forma mais activa.

Não é nenhum segredo que passamos cada vez mais tempo sentados em frente a um computador; e que depois de um dia de trabalho sentado, vamos para casa sentar-nos ainda mais em frente a outro PC ou no sofá em frente à TV. E a verdade é que o corpo humano não foi concebido para estar sentado e quieto por tanto tempo. Há estudos que demonstram que estar sentado por mais de 60-90 minutos seguidos é suficiente para aumentar drasticamente o risco de problemas de saúde (daí que, nem que seja para irem beber um copo de água, convém que se levantem e caminhem um pouco de hora a hora).

Mas o desafio que vos deixo vai ainda mais longe: desafio-vos a correrem 5Km em menos de 30 minutos!

E, como não podia deixar de ser, há alguém que já pensou nisso, e que nos oferece um programa que vos promete levar do sofá aos 5Km em apenas 9 semanas.
Nas primeiras semanas correrão apenas uns poucos minutos intercalados com caminhadas... e por aí sucessivamente, até finalmente atingirem este objectivo.

Têm aqui o programa adaptado para o sistema métrico, e também uma versão adaptada para quem corre em tapetes.

Tenho que confessar que não sou um grande fãs das corridas; mas, depois de inúmeros convites de alguns amigos, lá comecei a acompanhá-los... de forma vergonhosa de início (já não corria desde... sei lá quando!) mas, semana após semana, lá fui melhorando (usando o RunKeeper para controlar os resultados), até finalmente atingir e ultrapassar o meu primeiro objectivo: que era precisamente correr os 5Km em menos de 30 minutos.


E o que vos posso dizer é que... não esperem facilidades. Correr custa, e continuará a custar sempre. Por vezes dou por mim a querer desistir e a fazer o resto do caminho a caminhar - mas, lá vou tentando manter um pé à frente do outro, em corrida até ao final (e pensando que há gente que corre 100km em menos de 6h15m!)

Mas o que é certo é que dá gosto ver que o percurso que dantes vos demorava 45 minutos passou a ser feito em 40... e 35... e até 30 minutos. E que portanto, algo está definitivamente a dar resultado.
E quando derem por ela, em vez de olharem para os dias de corrida como uma "chatice"... darão por vocês a pensar exactamente o contrário: "quando é que chega o dia para poder fazer mais uma corridinha?" :)

Se são utilizadores do RunKeeper podem encontrar-me aqui.

12 comentários:

  1. Até tem uma aplicação para Android. :)

    ResponderEliminar
  2. o meu antivirus detecta os links como sendo de phising :s (kaspersky 2012)
    mas não deixa de ser uma boa aplicação.

    ResponderEliminar
  3. Como alguém que voltou a correr recentemente, sei que é complicado e de louvar. Ainda para cima para informáticos que estão sempre pregrados à cadeira ^^

    Só estou curioso sobre os números que mencionaste. Dizes que corrias 5km em 45m e depois foste baixando? Hmm isso quer dizer que ou estavas a correr a 7km/h ou então paravas para tomar um cafézinho :D

    ResponderEliminar
  4. E o mais interessante disto é que depois das metas atingidas, começa-se a "tentar" novas metas, em distâncias mais longas, menos tempos etc...
    Eu tinha como objectivo perder a "pança", desde sempre pratiquei desporto mas após anos sem fazer desporto a barriga começou a crescer, e chegou o momento que disse BASTA...

    Primeira etapa, perder a barriga, comecei com treinos de corrida de cerca de 6Km, assim que comecei a ver que aguentava mais, passei para os 10Km.
    Chegando aos 10Km o meu objectivo passou a ser fazer os mesmos Km em menos tempo, após conseguir isto e já a barriga ter ido à vida, comecei a nova meta 15Km andei durante semanas a correr 15Km dia sim dia não, havia momento que a vontade de parar era enorme mas a vontade de não parar e de tentar bater o nosso melhor é mais forte, assim nunca parei.

    Após os 15Km e de já não me custar a fazer estes Km, estava na altura de tentar novos objectivos, e porque não tentar fazer a distância de uma meia maratona?
    21,1 km (ui só de pensar já me cansava)
    Mas o objectivo estava traçado...
    RunKeeper a postos para ir seguindo a meu andamento e ter tudo controlado.
    Ai saí para tentar pela primeira vez a distância de 21Km... Digo foi quase duas horas a correr... mas CONSEGUI... Foi estafante e desgastante, mas a sensação de ter conseguido correr os 21Km superou tudo.

    E tudo isto começou com o querer perder a barriga, hoje corro pelo gosto de correr, pelo prazer que dá e pelo vicio que se tornou.
    O sedentarismo faz mal e tal como o Carlos disse, temos de nos mexer já passamos demasiado tempo sentados , ou no escritório ou em casa ou a conduzir, percam nem que seja 30m do vosso dia para correr/andar só estarão a fazer bem por vós e pela vossa saúde.

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui também um blog que sigo de um casal que tem como mentalidade, ter uma vida saudável.
    O mais engraçado é que eles dão exemplos de exercícios que podem ser feitos em casa por toda a gente, sem termos a desculpa de Ah os ginásios são caros não temos tempo etc...

    - http://www.bodyrock.tv/

    Este casal consegui em pouco tempo ter um sucesso tão grande que são milhares de pessoas que seguem este blog atentamente todos os dias, e que seguem os seu vídeos com os exercícios feitos pelo casal.
    Para além das dicas para exercício também tem dicas para dietas para ajudar a ter uma vida saudável.

    Podem os seguir pelos links:
    - http://www.bodyrock.tv
    - http://www.facebook.com/pages/BodyRockTv/167444599949118
    - http://www.youtube.com/user/charliejames1975?feature=mhum
    - https://twitter.com/#!/BodyRockTv

    ResponderEliminar
  6. @Mori
    Sim, a primeira corrida demorei quase esse tempo.
    Mas como podem ver, agora ja baixei dos 30 minutos, que era o meu objectivo (e ainda assim, de vez quando lá passa alguém a correr por mim como se tivesse parado. :)

    Agora o meu objectivo tem sido aumentar a distância e duração da corrida(em vez de aumentar a velocidade).
    Em vez de 30 min estou a passar para 40 minutos (>6km). E, como o Bruness mencionou, o que interessa é que cada um estabeleça as suas próprias metas e objectivos - e os consiga ir superando.

    Daqui por uns tempos lanço-me ao ataque dos 10Km.

    ... Mas agora neste período de férias, o meu grande objectivo é não deixar que estas 3 semanitas "estraguem" o que fui conseguindo ao longo do ano. :))

    ResponderEliminar
  7. Eu comecei a correr no final de Maio e já consegui ultrapassar a barreira dos 5, 10 e 15 kms (isto em 5 semanas) .. Agora o meu desafio é correr os 21 kms da Meia Maratona do Porto.

    Aos fins de semana costumo correr pelo Porto / Gaia, se alguem quiser companhia, que apite :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlos,
    Verifiquei que há uma aplicação paga (€ 2,39) para iPhone. Você acha que vale a pena a compra? Eu costumo caminhar com o Sports Tracker, desde o tempo do Nokia 5800, mas confesso que ter a papinha toda feita, com comandos de voz a mandar correr, parece-me muito mais produtivo. Qual a sua opinião? Desde já agradeço o belo post.

    ResponderEliminar
  9. @Alessandro

    O melhor será experimentares primeiro as gratuitas, como é o caso deste RunKeeper.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela opinião, Carlos! Vou experimentar, sim. Boa continuação de férias.

    ResponderEliminar
  11. Aceitas o desafio de ires um dia experimentar Orientação?

    ResponderEliminar