2011/08/05
Energia Captada do "Ar"
Eis que mais equipamentos surgem no Japão (de onde é que haveria de ser?) que prometem captar energia "do ar".
Estes aparelhos transformam a energia de rádio das transmissões dos telemóveis e redes WiFi em electricidade. Mas, antes que pensem deixar de pagar a factura mensal à EDP e viver à custa da electricidade via rádio, talvez seja melhor pensarem no que podem fazer com os 2.5mA ou micro-Watts disponibilizados por estes receptores.
Embora seja energia suficiente para alimentar sensores ou permitir o uso esporádico de equipamentos sem necessidade de ligação à rede eléctrica, ainda não vai ser com isto que o sonho de energia sem fios se concretiza para o uso "normal".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A ideia é interessante... Mas não criará isto uma "sombra" atrás do aparelho, em que o sinal (neste caso de Wi-fi) diminui drasticamente por perder energia para esse mesmo aparelho? Suponho que a massificação desta tecnologia (para carregar por ex. telemóveis na rua, em shoppings, etc.) traria este problema. Mas sem dúvida interessante :)
ResponderEliminarTalvez as empresas de telecomunicações se interessem no avanço desta tecnologia para utilizadores domésticos, por este fenómeno de sombra, para evitar que o sinal se propague para fora das paredes, evitando partilhas "clandestinas"...