2011/09/25

Lasers Verdes de Baixo Custo

No encontro "Aberto até de Madrugada" de ontem, houve um pequeno gadget que parece ter feito as delícias dos participantes (depois de já terem saboreado a nossa francesinha oficial ;). E não era um smartphone, nem um tablet, num um ultraportátil ou uma câmara XPTO (por acaso, também lá tivemos uma câmara bem jeitosa, mas isso fica para outra oportunidade), mas sim... um laser verde que custou menos de 10€.

Não se tratava de um Wicked Laser de 1000mW, mas mesmo assim, este pequeno - e barato - laser verde vindo do Deal Extreme impressionou todos os que o experimentaram... tentando determinar até onde ele "chegava" (o consenso geral foi que chegava a todos os "alvos" a que o apontavam, mesmo a muitas centenas de metros de distância. :)

O que eu comprei ainda era um dos que vinha anunciado como sendo de 50mW, uma potência que já requer algumas precauções (nada de o apontar para pessoas, veículos ou aviões)... mas, existiam também modelos com 300mW(!)...


Só que entretanto, devido às restrições de alguns países, estes lasers de "alta-potência" parecem ter sido retirado (ou pelo menos, não estão a ser publicamente anunciados como tendo a potência real).

Mas se um laser verde não for a vossa cor favorita, têm também à disposição os tradicionais lasers vermelhos, lasers azuis, e também "2-em-1" com lasers verde+vermelho, verde+azul, e não me admirava nada que por lá também apareça um laser "3-em-1" um destes dias.

Seja como for, uma vez que a nossa sensibilidade à cor verde é bastante superior à da cor verde ou azul, um laser verde - mesmo sendo de 5mW - irá ser sempre bastante mais brilhante e visível que um laser vermelho. (Da mesma forma que um laser azul parecerá ser sempre menos brilhante, pelo motivo oposto).

6 comentários:

  1. No site está à venda um laser de 5mW e não 50mW.

    ResponderEliminar
  2. Exacto, também não encontro os de 50mW...

    O que vocês querem dizer, nas entrelinhas, é que o laser que está agora indicado como 5mW estava 50mW antes?

    ResponderEliminar
  3. Ontem ainda apareciam os modelos de 50,100, 200mW... mas entretanto desapareceram.

    Quanto às potências efectivas, é quase garantido que se tratam de laser "chipados" (no youtube encontram vídeos a explicar como alterar um laser de 5mW para potências muito superiores). E na descrição do DX eles proprio diziam que não podiam assegurar a potência efectiva, e que deveria ser considerada como meramente indicativa; por isso é que suspeito que possam ter passado a comercializá-los como 5mW para evitar problemas... (e também para evitar chatices nos envios para países que impeçam a importação de laser com potências elevadas.)

    Mas.. é questão de ir visitando o site e ver se reaparecem - eu próprio estava tentado a mandar vir um de "200mW"! :)

    ResponderEliminar
  4. Artigo interessante. Mas afinal quais os usos possíveis para estes lasers???

    ResponderEliminar
  5. @Anónimo

    Para além do factor "divertimento", podem ser usados como apontadores que são facilmente visíveis mesmo durante o dia numa sala iluminada ou no exterior, ou durante a noite para apontar constelações e estrelas no céu.

    ResponderEliminar
  6. Já agora, também encomendei um ontem =)

    ResponderEliminar