O nosso amigo Johnny Lee partilhou mais alguns projectos interessantes na área do processamento de imagem e que revelam algumas das técnicas que permitem criar as realidades aumentadas que cada vez mais estão na moda.
Se estão interessados em saber o que são coisas como o SIFT (Scale-invariant feature transform), PTAM (Parallel Tracking and Mapping), RSLAM (relative simultaneous localization and mapping) e DTAM (Dense tracking and mapping), então espreitem os vídeos a seguir.
Tradicionalmente, os sistemas de realidade aumentada necessitavam de um "marcador" especial que era reconhecido e providenciava a referência do posicionamento de um objecto no mundo real - que poderia ser sobreposto por um objecto virtual.
Mas, não demorou muito até que se começassem a estudar processos que permitissem descobrir as referências do mundo real sem que fosse necessário usar esses incómodos marcadores especiais. O PTAM foi um dos primeiros sistemas que permitiu reconhecer de forma fiável essas referências, mesmo quando usado com vídeos "díficeis".
Outra das técnicas, é o RSLAM:
Mais recentemente, a popularização de câmaras 3D "baratas" como o Kinect, possibilitou novas abordagens, como este KinectFusion:
Mas, um dos mais impressionantes é este DTAM. O vídeo que vão ver a seguir usa uma única câmara RGB normal, e aquilo que consegue extrair da imagem é verdadeiramente "assustador"!
2011/09/03
Processamento Espacial de Imagens
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)